As cruzadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2544 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AS CRUZADAS E O ESCOLASTICISMO

O contexto histórico não era bom no período que começou as cruzadas, pois os mulçumanos tinham crescido militarmente e ocupou lugares sagrados para os cristãos, inclusive Jerusalém. Com isso a Igreja já estava dividida na parte ocidental (Igreja Católica Romana) e oriental (Igreja Ortodoxa), foi quando o oriente pede ajuda ao ocidente para reconquistar asterras, O Santo Império Romano (Igreja ocidental) decide ajudar a destruir os infiéis.

As Cruzadas são expedições de caráter "militar" organizadas pela Igreja Católica Romana, para combaterem os inimigos do cristianismo e libertarem a Terra Santa, que é Jerusalém, das mãos dos pagãos. O movimento estendeu-se desde o século XI até meados do século XIII (1095 – 1291 d.C). O termo Cruzadas passou adesigná-lo em virtude de seus adeptos - os chamados soldados de Cristo -, serem identificados pelo símbolo da cruz bordado em suas roupas. A cruz simbolizava o contrato estabelecido entre o indivíduo e Deus. Era o testemunho visível e público de engajamento individual e militar na empreitada divina.
Partindo desse princípio, podemos afirmar que as peregrinações em direção a Jerusalém, assim como aslutas travadas contra os muçulmanos na Península Ibérica e contra os hereges em toda a Europa Ocidental, foram justificadas pela Igreja, através do conceito de Guerra Santa a guerra divinamente autorizada por Deus para combater os pagãos.
Para os homens que não haviam se recolhido a um mosteiro, havia um meio de pagar seus pecados: a peregrinação. A peregrinação era penitência, provação,instrumento de purificação, preparação para o dia da justiça divina.
As cruzadas foi a junção de diversos fatores: religiosa, social, política e econômica. Isso demonstra a influência da Igreja sobre o comportamento do homem medieval, mostram de fato a explicação das Cruzadas. A religiosidade desta época era grande, no período feudal, a Igreja pedindo participações dos fiéis e prometendo recompensa,como vida eterna, baseava-se a pregação eclesiástica. Sendo que os nobres pensavam em enriquecer e os pobres viviam a margem da sociedade. Segundo a tradição foram nove cruzadas:

1- Cruzada Popular ou dos Mendigos (1096)

A cruzada popular foi um movimento extra-oficial antes da primeira, um protótipo. Pedro, o eremita organizou-a com suas pregações eloquentes reuniu gente de todos os tipos.Atravessaram a Alemanha, Hungria e Bulgária auxiliado por Guautério Sem-Haveres chegaram a Contantinopla. Com exército precário ao extremo. Massacrou os judeus. Com a baderna na capital o Imperador bizantino mandou-os a acampar fora da cidade, incentivando mais tarde a atacar o fronte mulçumano, chegando muito enfraquecido à Ásia menor – sendo destruídos pelos Turcos. Os sobreviventes juntaram-seà cruzada dos cavaleiros. Foi um fracasso com um final horrível devido a falta de recursos

2- Primeira Cruzada (1096-1099)

Foi chamada também de Cruzada dos Nobres ou dos Cavaleiros. Após estes eventos o Papa Urbano II prometeu a salvação a todos os que morressem em combate contra os pagãos. Por volta de 1097, um exército de 30 mil homens, dentre eles muitos peregrinos, cruzaram a ÁsiaMenor, partindo de Constantinopla. A cruzada dos cavaleiros, possuindo recursos, embora progredindo devagar, fizera um acordo com o imperador Bizâncio de lhe devolver os territórios conquistados aos turcos. Liderada por grandes senhores, levava quer proprietários, quer filhos segundos da nobreza. Esse acordo seria desrespeitado, à medida que o mal-entendido entre as duas partes cresceria entre os ricose os pobres, já que a convocação era a todos, pois já tinha formados duas cruzadas: a dos ricos e dos pobres. Nesta altura um grupo de mercenário bizantinos se ajunta e vão guerrear, já que os turcos estavam desorganizados, e venceram. Em 19 de Junho de 1097, os cruzados cercaram e tomaram Nicéia, devolvendo-a aos bizantinos, e logo tomaram o rumo de Antioquia. Em julho, foram atacados pelos...
tracking img