As cruzadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2295 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AS CRUZADAS

RESUMO
Dá-se o nome de Cruzada a qualquer um dos movimentos militares de inspiração cristã que partiram da Europa Ocidental em direção à Terra Santa e à cidade de Jerusalém com o intuito de conquistá-las, ocupá-las e mantê-las sob o domínio cristão, mas principalmente para recuperarem a liberdade de acesso dos cristãos à Jerusalém.
Estes movimentos estenderam-se entre os séculosXI e XIII, época em que a Palestina estava sob o controle dos turcos muçulmanos. No médio oriente, as cruzadas foram chamadas de invasões francas, já que os povos locais viam estes movimentos armados como invasões e por que a maioria dos cruzados vinha dos territórios do antigo Império Carolíngio e se autodenominavam francos. Após domínio da região, os turcos passaram impedir ferozmente aperegrinação dos europeus, através da captura e do assassinato de muitos peregrinos que visitavam o local unicamente pela fé.
Em 1095 no ano do senhor muitos camponeses foram a combate pela promessa de que receberiam reconhecimento espiritual e recompensas da Igreja, contudo, esta primeira batalha fracassou e muitos perderam suas vidas em combate.
Após a Primeira Cruzada foi criada a Ordem dosCavaleiros Templários que tiveram importante participação militar nos combates das seguintes Cruzadas. A relação dos dois continentes ficava cada vez mais desgastada devido à violência e a ambição desenfreada que havia tomado conta das cruzadas, e, sobre isso, o clero católico nada podia fazer para controlar a situação.

Palavras-chave: cruzadas; cristãos; cavaleiros templários.

INTRODUÇÃOAs Cruzadas foram expedições organizadas pela nobreza sob a inspiração do Papado. As Cruzadas são tradicionalmente definidas como expedições de caráter militar organizadas pela Igreja, para combaterem os inimigos do cristianismo e libertarem a Terra Santa (Jerusalém) das mãos desses infiéis, que são os turcos muçulmanos.
Estes, originários do Turquestão, haviam se convertido ao islã, e uma desuas tribos, os Seldjúcidas ocupara, em meados do século XI, a Mesopotâmia, a Síria, a Palestina e parte da Ásia Menor, proibindo as peregrinações de cristãos. Para livrar a Europa Oriental e a Terra Santa do domínio dos turcos muçulmano, o Papa Urbano II convocou a nobreza europeia para a luta, dando origem em 1095 à 1ª Cruzada, transformando assim as guerras tão comuns no Ocidente, em guerracontra os infiéis.
O movimento estendeu-se desde os fins do século XI até meados do século XIII e teve como motivação principal a fé, seguida do gosto pela aventura e pelo interesse de cidades italianas em incentivarem o comércio, que já existia, com os muçulmanos.
O termo Cruzadas foi usado em virtude de seus adeptos os chamados soldados de Cristo, que eram identificados pelo símbolo da cruzbordado em suas vestes. A cruz simbolizava o contrato estabelecido entre o indivíduo e Deus. Era o testemunho visível e público de engajamento individual e particular na empreitada divina.


AS CRUZADAS

O grande evento que originou as Cruzadas ocorreu em um remoto ponto da Anatólia (a atual Turquia). No ano santo do senhor 1071, na Batalha de Manzikert, o exército bizantino sofreu a maisgrave de todas as suas derrotas para os turcos muçulmanos e piorou nos anos seguintes. O Império Romano do Oriente estava muito abalado por seguidas guerras, este havia perdido províncias na Ásia Menor e parecia não ser capaz de conter o avanço islâmico.
A guerra em disputa pela Terra Santa estendeu-se do século XI ao XIV. Está foi iniciada logo após o domínio dos turcos à região consideradasagrada para os cristãos. Após a conquista da região, os turcos muçulmanos passaram impedir ferozmente a peregrinação dos europeus, através de violência e mortes de muitos peregrinos que visitavam o local unicamente pela fé.
No médio oriente as cruzadas também foram chamadas de invasões francas, já que os povos locais viam estes movimentos armados como invasões, geralmente seguidas de muita...
tracking img