As Crian as como Particpnates TG UNIP

307 palavras 2 páginas
TG – TRABALHO EM GRUPO

PEDAGOGIA

AS CRIANÇAS COMO PARTICIPANTES
A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto. (Paulo Freire)
As crianças são participantes do processo de aprendizagem quando o professor se torna mediador de seus questionamentos possibilita que eles expressem das mais diferentes formas e entende suas expressões por mais insignificantes que pareça, ser pelo olhar de um adulto. Uma criança que se sente a vontade para participar em sala de aula é uma criança que aprende mais, desenvolve melhor sua autonomia para vida adulta.
Quando se planeja uma aula deve levar em conta as experiências do alunado, planejar de forma que o mesmo possa estabelecer relações entre seu contexto e o conteúdo. Do contrário a escola se tornará conteudista sem aliar a teoria a pratica o aprender se torna metódico e sem atrativos.
No ato de aprender o professor deve prezar pelo desenvolvimento destas conexões em que as expressões dos alunos sejam percebidas e fonte de questionamentos em sala de aula, a busca por respostas é leva o aluno a reflexão e desenvolvimento do conhecimento. Aprender não é algo que acontece só na escola, mais nos mais diferentes contextos seja no ambiente familiar, da comunidade de bairro, igreja, associações ou seja quaisquer sejam os espaços de convivência ali está determinada uma situação de aprendizado.
O professor que deflagra esse processo de forma espontânea é o verdadeiro professor é o mestre da vida, como diz Paulo Freire aprender a ler o mundo. Essa leitura de mundo é imprescindível ao aprender.
As crianças são participantes quando na escola conseguem ler o mundo mesmo antes das palavras. BIBLIOGRAFIA
FREIRE, Paulo. O Menino que lia o mundo. 3ªedição. ANCA. São Paulo. 2002.
KINNEY, Linda; WHARTON, Pat. Tornando visível a aprendizagem das crianças. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Relacionados