"As Correntes Doutrinárias do Neopatrimonialismo Contábil à luz da Filosofia Holística"

3283 palavras 14 páginas
"As Correntes Doutrinárias do Neopatrimonialismo Contábil à luz da Filosofia Holística"
1. Luan Maia De Souza
2. Manoel Henrique Novais Neto

A contabilidade com ciências social tem por função expor, registar e interpretar os fatos financeiros, sociais e econômicos que modificam o patrimônio, ao longo do tempo. A história da contabilidade e suas correntes doutrinárias sempre apontaram para o seu objeto principal de estudo,o patrimônio mesmo que em alguns períodos isso não foi deixado bem claro, a evoluçãodessa ciência foi marcada por pensadores que sempre buscaram criar não só métodosquantitativos eficazes para a escrituração contábil, mas também métodos com um raciocínio lógico pautado na observação e estudo dos fatos, algo típico das ciências sociais. O Neopatrimonialismo quando adota uma visão holística para abordagem dimensional penetra na filosofia do conhecimento humano. Essa visão dimensional existe causa, efeito, qualidade, quantidade, tempo e espaço que expressam uma necessidade, uma finalidade um meio e uma função.
Palavras Chave: Métodos Contábeis, Abordagens cientificas e filosóficas na contabilidade, Neopatrimonialismo Contábil.

1. INTRODUÇÃO
A ciência contábil possui uma vasta área de conhecimento podendo ser abordada em vários enfoques, e para entender o porquê disso é preciso uma revisão histórica literária da contabilidade, apontando o contexto em cada área de atuação foi inserida, ou seja, em função de cada necessidade das células sociais a ciência contábil desenvolveu um novo método ou ramo de atuação para suprir tais, com correntes doutrinarias baseada nos métodos científicos e pensamento crítico.
Até chegar ao nível de ciência e ter abordagens especifica a contabilidade passa por um processo de evolução que sair do empirismo para ser torna uma ciência social com objeto de estudo claro e pensamentos lógicos sobre o mesmo. As modificações constantes do ambiente social e nos conceitos acerca da contabilidade são motivadoras do

Relacionados

  • TCC Lei 11.638 Lei das S.A.
    29005 palavras | 117 páginas
  • Pericia contábil
    32356 palavras | 130 páginas