As cores e a nossa mente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A interpretação das cores dá se através de nossa mente. Os olhos são os responsáveis por capturar os sinais de luz e enviá-los ao cérebro, este por sua vez, interpreta a cor que estamos de fato enxergando. “É como se os olhos fossem nossa máquina fotográfica, com a objetiva sempre pronta a impressionar um filme invisível em nosso cérebro”. (FARINA, 1990)AS CORES A FAVOR DA COMUNICAÇÃO
Autilização das cores está em relação direta com as exigências do campo que a explora, pois cada um destes campos utiliza uma linguagem específica que explicita seus pontos de vista e por meio do qual procura atingir os objetivos propostos. Por isso, o estudo das cores é muito importante nos cursos de comunicação visual, as pesquisas neste campo se apoiam em estudos científicos da Fisiologia, Psicologia,Estudos Sociais e das Artes.
Se analisarmos as cores em função da comunicação, chegaremos à conclusão que ela nos oferece amplas possibilidades e favorece a capacidade de liberar reservas de imaginação criativa do homem, agindo não só sobre quem fruirá a imagem, mas, também, sobre quem a constrói.
Sobre o Indivíduo que recebe a comunicação visual, a cor exerce uma ação tríplice: a deexpressar e a de construir. A cor é vista: impressiona a retina. É sentida: provoca uma emoção. E é construtiva, pois, tendo um significado próprio, tem valor de símbolo e capacidade, portanto, de construir uma linguagem que comunique uma ideia.

A VISUALIZAÇÃO DA COR
O espectro eletromagnético é um campo vastíssimo de ondas, dos quais apenas algumas são percebidas pelo olho humano, elas possuem acapacidade de estimular a retina, provocando uma sensação luminosa que chamamos de luz.
A cor branca é composta por todas as cores existentes. Elas são todas absorvidas e refletidas pelo objeto, mostrando-se assim o branco. Esta dispersão de luz origina o fenômeno chamado de cromatismo. A cor preta é mostrada quando as cores absorvidas pelo objeto não são refletidas, o objeto retém as cores emsi, não refletindo nenhuma delas, é a absorção total de todas as cores, a negação de todas elas.
“O termo cor é sempre equivalente à expressão cor-luz. Podemos dizer que a cor constitui um evento psicológico. A Física nos explica que a luz é incolor. Somente adquire cor quando passa através da estrutura do espectro visual.Concluímos, pois, que a cor não é uma matéria, nem uma luz, mas umasensação.” (FARINA, 1990) 6.
CROMATISMO
Escalas cromadas são as cores propriamente ditas, elas podem ser monocromas e policromas.
As Monocromáticas são compostas por apenas uma cor, já as policromáticas apresentam várias cores em uma modulação simultânea.
“A força da cor é de uma sugestionabilidade incomparável e, portanto, um recurso de alto valor na Publicidade.” (FARINA, 1990)
MonocromatismoUma escala monocromática pode ser realizada utilizando apenas os tons de luminosidade de
uma cor, ou misturando-a com outra cor. Partindo do branco vai-se lentamente acrescentando
uma cor até chegar-se a uma determinada saturação. É uma escala de saturação, também
chamada escala do branco.
A escala de luminosidade é a que se consegue ao se acrescentar, aos poucos, a uma cor
saturada,certa quantidade de preto.
Policromatismo
Ao contrário das escalas monocromáticas, a escala policromática é realizada pela modulação de duas ou mais cores, por isso chamado de policromatismo.
TOM
Tom é a variação qualitativa da cor diretamente relacionada aos vários comprimentos de onda. Acrescentando a uma cor o branco e o preto, ou seja, a cinza terá uma tonalidade definida, sendo que obranco nos dará um matiz, e o preto, um sombreado.
SATURAÇÃO
Uma cor saturada é quando na cor não entram nem o preto nem o branco. Quando ela está exatamente dentro do comprimento de onda que lhe corresponde no espectro solar.
LUMINOSIDADE
A capacidade de uma cor de refletir a luz branca que há nela é denominada luminosidade, que decorre da iluminação, assim como a saturação e a cor....
tracking img