As cores na publicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2867 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Analisando a função das cores dentro da comunicação, é possível chegar à conclusão de que elas proporcionam possibilidades variadas e criativas na imaginação do homem, agindo não só sobre quem vê a imagem mais também sobre quem a produziu. A mesma cor pode gerar uma influencia distinta para cada tipo de pessoa, que envolve as suas condições físicas e às suas influencias culturais
As cores estãopresentes na vida humana desde o começo de sua história, na qual faziam parte das necessidades psicológicas, como por exemplo, na antiguidade cada cor era reconhecida como um símbolo.
Dentro da arte, as pinturas transmitem intensas cargas emotivas e psicológicas do seu artista. Segundo FARINA (1990), “Nas artes visuais, a cor não é apenas um elemento decorativo ou estético. É o fundamento daexpressão. Está ligada à expressão de valores sensuais e espirituais”.
“Vincent Van Gogh deu a seus quadros sensações cromáticas deslumbrantes, que correspondem a intensas cargas emotivas e psicológicas de seu autor. Georges Seurat tinha a habilidade de multiplicar a vibração luminosa em suas pinturas pela justaposição das pinceladas de cor. Ele achava que podia, desse modo, sensibilizar mais seusadmiradores.” (FARINA, 1990).
Sobre o Indivíduo que recebe a comunicação visual, a cor exerce uma ação tríplice: a de expressar e a de construir. A cor é vista: impressiona a retina. É sentida: provoca uma emoção. E é construtiva, pois, tendo um significado próprio, tem valor de símbolo e capacidade, portanto, de construir uma linguagem que comunique uma idéia. (FARINA, 1990)
Fatores comopeso, equilíbrio, movimento, espaço e leis que definem seu uso, por exemplo, se as pessoas que forem utilizar as cores souberam fazer esse uso de forma adequada ao que se foi proposto, a mensagem que deverá ser transmitida através das cores e será compreendida até por analfabetos. Na utilização em relação ao espaço, por exemplo, ao pintar uma parede de cor clara é possível transmitir a sensação deque o ambiente encontra-se mais amplo, como se num toque de mágica as paredes se afastassem, agora se for utilizado uma cor escura no local o ambiente aparenta torna-se menor, com paredes mais próximas. Dependendo do ponto de vista sensorial, não podemos negar que as cores recuam ou avançam, como uma força poderosa reagindo como uma espécie de lei, como disse Modesto Farina. O próprio volume de umobjeto pode ser alterado pelo uso da cor.
Dentro do dia a dia a cor transmite sensações que nem mesmo percebemos, podemos ser beneficiados pela cor sem ao menos saber o que ela significa. Segundo FARINA (1990), “as larvas das moscas e dos besouros morrem sob influência da luz verde; a luz vermelha estimula as funções orgânicas do homem e favorece a marcha da catapora, sarampo eescarlatina; a luz anilada tem poder analgésico; a luz azulada faz parecer as plantas, enquanto que a vermelha as torna mais vigorosas.”
O excesso da cor amarelo pode produzir indigestões, gastrites e úlceras gástricas; certas variações do verde, doenças mentais e nervosas; variações do vermelho, doenças do coração e reflexos na pressão arterial; o excesso de azul, a pneumonia, tuberculose pulmonar epleurisias, diz o Cromo terapeuta inglês Reginald Roberts. É Por estes motivos que os laboratórios farmacêuticos dão cor apropriada aos comprimidos e cápsulas, relacionando-os às doenças mencionadas. Outros cientistas afirmam que existe mesmo relação entre as cores e as doenças, sendo que muitas destas cores podem influenciar também na cura das mesmas. Por exemplo, o azul ajudaria nas doenças de olhos,ouvidos, nariz e pulmões; o vermelho para estômago, o fígado e baço; o verde para o sistema nervoso e aparelho digestivo entre outras. As cores causam influências também em muitos outros campos, como funções biológicas onde, por exemplo, a cor de uma fruta é determinada pela maturação e provém da luz solar. Influencia também sobre a pele do ser humano onde após algum tempo de exposição esta...
tracking img