As corentea do pensamento geografico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Analise de texto cientificos

Dissertação critica do segundo capitulo do livro de lobato corria, regiao e organização espacial (1986), conju o tema é correntes do pesamento geografico, que serefere as pricipais correntes de pensamentos geografico paradigmas: determinismo ambiental, o possibilismo, o metodo regional, a nova geografia e a geografia critica.
O determinismo ambientalcaraterizam-se por o capitalismo e a fragmentação do saber universal em varias diciplinas, foi o primeiro paradigma a caracterizar a geografia que emerge no final seculo 19, com a passagem do capitalismoconcorrencial para uma fase monopolista e imperialista. Seus denfensores afirmam que as condições naturais determinam o comportamento do homem. Foi na Inglaterra, que o determinismo imprimiu-se profudamenteno nascimento da geografia pois tornava a grande metropole imperialista, justicava expansao territorial e o povoamento em regiao temperada. Na realidade, o determismo ambiental configura umaideologia, a das classes socias, paises ou povos vencendores.
Em reação ao determinismo ambiental surge, na frança, alemanha, e estado unido, no seculo xx, o possibilismo. Para vidal de la blache, o mestre dopossibilismo, as relações entre o homem e a natureza eram bastante complexos. A natureza é considerada como um fonecedor da possibilidades para homem modificasse: o homem é pricncipal agentegeográfico.A paisagem geografica tem, ainda, uma extensao territorial e limentes razoavelmente identificacáveis. Nestes termos, a regiao é a expressao espacial da ocorrencia de uma mesma paisagem geográfica. Oobjeto da geografia possibilista é, portanto,a regiao, e a geografia confunde-se, emtao, com a geografial regional.
O método regional consiste o teceiro paradigma da geografia, opondo-se aodeterminismo ambiental e ao possibilismo, a diferenciação de areas não e vista a partir da relações entre o homem e a natureza, mas sim da integração de fenomenos heterogenos em uma dada porção da...
tracking img