As cordas vocais humanas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
#As Cordas Vocais Humanas#

#A voz humana#
A voz humana é um fenômeno que existe desde o nascimento, e se apresenta de diversas formas, tais como o choro, grito, riso e sons da fala. É um dos meios de comunicação do indivíduo com o exterior, particularmente com seus semelhantes.

A voz é produzida na laringe (garganta), um tubo que contém as pregas vocais (popularmente conhecidas comocordas vocais). Ao inspirarmos o ar entra nos pulmões e as pregas vocais se afastam. Ao falar, as pregas vocais se aproximam, o ar sai dos pulmões e, passando pela laringe, produzem uma vibração.
Assim sendo, a voz é o resultado do equilíbrio entre duas forças: a força do ar que sai dos pulmões e a força muscular da laringe. Se houver um desequilíbrio nesse mecanismo, poderá ocorrer uma alteração navoz.

O som produzido nas pregas vocais passa por um "alto-falante" natural formado pela faringe, boca e nariz. Estas estruturas são denominadas cavidades de ressonância. Os sons da fala são articulados na cavidade da boca, através de movimentos da língua, lábios, mandíbula, dentes e palato, modificando o ar vindo dos pulmões.

A voz é diretamente influenciada pelo estado emocional doindivíduo, ou seja, quando estamos contentes temos um tom de voz, diferente de quando estamos tristes ou nervosos. Muitas vezes é um instrumento de trabalho e merece alguns cuidados. O cuidado realizado com a voz é chamado de higiene vocal.

Uma boa voz caracteriza-se por apresentar qualidade agradável, equilíbrio de ressonância, intensidade (volume: alto ou baixo) e freqüência (grave: "grosso" e aguda:"fininha"), "limpa", sem rouquidão ou outros sintomas e, principalmente sem esforço muscular. Toda ou qualquer as alteração na voz é chamada de disfonia.

Quando a alteração vocal já está instalada é imprescindível que se procure um otorrinolaringologista, com o objetivo de ser feita uma avaliação, posteriormente, o indivíduo deve procurar um fonoaudiólogo para que possa tratar e melhorarnovamente a sua qualidade vocal. Dependendo do tipo de problema apresentado o enfoque dado na terapia fonoaudiológica será diferenciado, porém se o paciente colaborar realizando os exercícios propostos pela terapeuta, é possível que a reabilitação seja alcançada com maiores sucessos.

Portanto, para preservar a voz no dia-a-dia, durante suas atividades de trabalho, é importante deixar de cometerabusos e tomar certos cuidados.

Hábitos que podem provocar uma alteração vocal como o fumo que provoca alterações na laringe, pois a fumaça acarreta o aumento da produção de muco, irritando as cordas vocais. Mesmo que você não fume, mas permaneça em um ambiente fechado, a fumaça do cigarro pode prejudicar a sua voz.

O álcool aparentemente provoca um relaxamento muscular com melhora da voz, porémna verdade atua como uma anestesia. Após terminado o efeito do álcool, o cansaço e a alteração vocal serão facilmente percebidos. O álcool e o fumo podem causar câncer na laringe e esta, deve ser retirada, por conseqüência o indivíduo "perde" a voz tendo que adaptar outros órgãos para poder falar novamente.

As pastilhas e os "sprays" funcionam da mesma maneira que o álcool.

Pigarros, tossese "raspar" a garganta são hábitos que podem ocasionar o aparecimento de alterações nas pregas vocais porque provocam atrito constante e brusco. Por sua vez, o ar condicionado provoca o ressecamento do ar, bem como das pregas vocais. É aconselhável ter sempre um copo de água por perto para mantê-las umedecidas, caso você não tenha como deixar esse ambiente.

Alimentos frios, líquidos gelados ouvariações bruscas de temperatura, para certas pessoas, são bastante prejudiciais, causando inflamações, alergias, inchaço das cordas vocais. Aconselha-se após tomar um sorvete, por exemplo, beber um copo de água do filtro (temperatura ambiente).

No que se refere à alimentação, alimentos pesados e muito condimentados (muita pimenta) aumentam o tempo de digestão e dificultam a movimentação do...
tracking img