AS CONTRIBUIÇÕES NO LIVRO DECAMERÃO, DE GIOVANE BOCCACCIO PARA A NOVA FORMAÇÃO DA RACIONALIDADE HUMANA.

712 palavras 3 páginas
Justificativa
Tendo em vista as mudanças no modo dos imaginários e mentalidades provocadas pelo Iluminismo ao longo do seu desenvolvimento, torna-se imprescindível citar Giovane Boccaccio como contribuinte para esse novo “caminhar social”, pois com as suas obras em especial Decamerão, que com suas 100 jornadas novelescas, fizeram com que socialmente as pessoas se reconhecem com suas glorias e seus fracassos morais determinados talvez, por uma imoralidade considerada suprema, foi escrita em uma época assolada pela Peste Bubônica usando inclusive este cenário, fez algo capaz de despertar uma nova forma de ver o mesmo mundo sempre visto.

Objetivo
Ressaltar a obra Decamerão de Giovane Boccaccio como contribuinte para a nova formação social primando pelos aspectos racionais em uma época extremamente ligada a alienação religiosa que colocava o homem como ser fadado à obediência do inexplicável. Enfatizando Boccaccio como pensador Iluminista mobilizador do poder da razão, a fim de reformar a sociedade e o conhecimento herdado da tradição medieval.

Desenvolvimento
Nascido no ano de 1313, Giovanni Boccaccio Filho de um mercador, não se dedicou ao comércio como era o desejo de seu pai, preferindo cultivar o talento literário que se manifestou deste muito cedo. Foi um importante humanista, autor de um número notável de obras, incluindo Decamerão, o poema alegórico Visão Amorosa (Amorosa visione) e De claris mulieribus, uma série de biografias de mulheres ilustres.
O "Decamerão" fez de Boccaccio o primeiro grande realista da literatura universal. A estrutura do Decamerão, é formada por um conjunto de cem novelas, divididas em dez "jornadas" - onde dez jovens narradores se revezam em torno de um tema no qual cada um deve expor uma história que seja com este relacionada.
A primeira jornada começa por uma descrição dos efeitos da peste negra nas cidades, e assim justifica a razão para o

Relacionados