As contribuições do serviço social na atenção a pessoa idosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AS CONTRIBUIÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL NA ATENÇÃO E CUIDADO ESPECIAL À PESSOA IDOSA

Nome

RESUMO

O Brasil despertou para a necessidade da inclusão social da Terceira Idade com as leis que contribuem gradativamente para a cidadania e inclusão social. Os grupos de terceira idade fazem parte constituinte do enfoque do Serviço Social, como um dos segmentos que necessitam de cuidados. O objetivodeste estudo é avaliar as contribuições do Serviço Social na atenção e cuidado ao idoso. A metodologia do estudo orientou-se pesquisa bibliográfica com base em pressupostos teóricos de autores. Conclui-se que a contribuição do profissional de serviço social os idosos é atender os direitos de saúde pública garantindo acesso à saúde, ao lazer e às informações de importantes que produzamtransformações qualitativas na vida dos idosos.

Palavras-chave: Serviço Social, Terceira Idade, Inclusão Social, Qualidade de Vida.

1 INTRODUÇÃO

O estudo trata da contribuição do serviço social ao idoso, levando-se em consideração os programas públicos que são oferecidos devem contribuir para a qualidade de vida, a melhoria da saúde e à dinâmica social e interacional dos grupos de terceira idadeque favorecem a inclusão social.
Apresenta-se uma visão geral dos grupos de Terceira Idade, considerando suas necessidades sociais, culturais e afetivas através da problematização das questões que envolvem o direito à saúde e à qualidade de vida. O estudo compreende uma análise da vivência do idoso sob o ponto de vista do serviço social, voltado ao campo da assistência à saúde psicossocial emental.
Nesse sentido a problemática de estudo aponta a seguinte questão: Qual a contribuição do serviço social na rede de relações nos programas de atuação social e de saúde básica na pessoa idosa?
A hipótese de estudo aponta que a contribuição do serviço social se dá mediante a participação ativa nos programas sociais com o auxílio em processos de avaliação das formas de melhorara qualidade de vida dos idosos e as formas de comunicação e informação educativa em relação aos assuntos de saúde geral, qualidade de vida e educação integral.
O serviço social tem sua origem na postura ética de auxiliar nos direitos sociais, nos problemas sociais que afetam a saúde dos idosos e as formas de melhoria da qualidade de vida no processo de dinâmica social, às doenças daterceira idade sejam conhecidas e controladas em programas sociais de políticas públicas.
A Terceira Idade começa após os 60 a 65 anos e se constitui em uma fase da vida vista com pessimismo, o ato de envelhecer e suas consequências para o ser humano, implica no enfrentamento de situações reais e novas perspectivas diante de um mundo carente de solidariedade, ética responsável e de respeito aoidoso.
É nesse contexto que o estudo é importante para obter informações sobre o serviço social e sua atuação no campo da saúde pública no atendimento à pessoa do idoso.
O objetivo dos estudos é identificar a contribuição do serviço social ao apoio e cuidado especial aos grupos de terceira idade, analisar suas vivências na sociedade, avaliar suas necessidades humanas que poderão serrealizadas por programas sociais em instituições públicas e privadas.
Justifica-se a realização do estudo com base no pressupostos de que o serviço social é muito importante como que marca a dinamismo dos programas sociais no apoio aos idosos, diante do surgimento de algumas doenças mais comuns na velhice e também doenças psicossociais que devem ser tratadas com terapia emocional e cognitiva.A relevância do estudo situa-se na reflexão sobre o Serviço Social na valorização da cidadania dos grupos de terceira idade como forma de resgatar os direitos e a cidadania, através de princípios norteadores para beneficiar esse grupo social já que existem diferenças entre a Constituição e a realidade vivida pela população idosa acerca das noções mínimas de cidadania ainda sendo...
tracking img