AS CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS DE EMILE DURKHEIM, MAX WEBER E KARL MARX PARA A CIÊNCIA DO DIREITO

A ciência do direito em sua totalidade recebeu a cooperação de diversos pensadores renomados,contudo o presente trabalho objetiva elencar as contribuições teóricas dos seguinte pensadores: Emile Durkheim, Max Weber e Karl Marx.
Iniciar-se-a com contribuições de Durkheim, primeiro sistematizadorda sociologia, esse, também foi um dos responsáveis por tornar-la uma matéria acadêmica, sendo aceita como ciência social, bem como, um dos grandes intelectuais responáveis pelo desenvolvimento daciência jurídica, abaixo será conjugado algumas dessas cooperações:
Entre as contirbuições, Durkheim destaca o social como coercitivo. O direito por outro lado é símbolo da solidariedade social. Onúmero das relações sociais é proporcional ao número das normas jurídicas que as determinam.
Reflete-se, portanto, no direito a essenciais formas e matrizes da sociabilidade. Também uma classificação dasespécies jurídicas, para ter aceitação científica pela Sociologia, deve estar irmanado às categorias de solidariedade.
A distinção entre direito privado e público apresenta somente uma finalidadeprática, distinguindo apenas o direito não privilegiado do privilegiado do Estado.
A Sociologia Jurídica deve discriminar as espécie jurídicas caracterizadas pelos tipo de solidariedade.
ASolidariedade Mecânica caracteriza a sociedade segmentária, onde o direito se faz acompanhar de sanções repressivas, implicando censura infligida pelo grupo. À solidariedade mecânica corresponde o DireitoPenal.
A Solidariedade Orgânica carecteriza a sociedade diferenciada, onde o direito se faz acompanhar de sanções restitutivas – restabelecimento das relações pertubadas – corrigindo o atodesviado e/ou anulando-lhe os efeitos. À solidariedade orgânica corresponde o direito restitutivo subdividido em direito contratual e “direito que ultrapassa o contrato” - de família, sindical,... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 12). As contribuições das teorias de emile durkheim, max weber e karl marx para a ciência do direito. TrabalhosFeitos.com. Retirado 12, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Contribui%C3%A7%C3%B5es-Das-Teorias-De-Emile/535969.html

MLA

"As contribuições das teorias de emile durkheim, max weber e karl marx para a ciência do direito" TrabalhosFeitos.com. 12 2012. 2012. 12 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Contribui%C3%A7%C3%B5es-Das-Teorias-De-Emile/535969.html>.

MLA 7

"As contribuições das teorias de emile durkheim, max weber e karl marx para a ciência do direito." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 12 2012. Web. 12 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Contribui%C3%A7%C3%B5es-Das-Teorias-De-Emile/535969.html>.

CHICAGO

"As contribuições das teorias de emile durkheim, max weber e karl marx para a ciência do direito." TrabalhosFeitos.com. 12, 2012. Acessado 12, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Contribui%C3%A7%C3%B5es-Das-Teorias-De-Emile/535969.html.