As contribuições da filosofia para a constituição da psicologia.

Páginas: 2 (371 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2010
Inicialmente é importante salientar que a caminhada da Psicologia como ciência, foi um processo longo que eclodiu da filosofia como pensamento das primeiras indagações do ser humano com o mundo, assuas relações com o meio vivente e o que o difere do restante dos animais. Sendo assim, vários conceitos e pensamentos da filosofia antiga influenciaram direta ou indiretamente a Psicologia como éconhecida hoje. Estes conceitos e toda dialética ao redor da razão e do pensamento trouxeram algumas importantes fundamentações e discursos totalmente embasados nesses conceitos filosóficos.
ComSócrates que inicia com a diferenciação do homem que pensa, que faz uso da razão para o animal que haja puramente pelo instinto e posteriormente com Platão seu discípulo que enxerga a razão na alma,ligada ao intelecto e o instinto ao corpo, ao físico do ser humano, com uma pitada de Aristóteles que distinguia mas não separava ambas. Também o cristianismo com Tomás de Aquino e Agostinho afirmando acisão entre corpo e alma, porém, a alma como única ligação com Deus rumo a perfeição humana. Todas dando base e sustento para a psicologia.
Após eles a a filosofia toma um novo rumo com Decartes,que produzia estudos específicos para o corpo e para mente, separando o corpo da alma, a razão do plano físico, material do pensante, tornando assim o corpo autônomo, devolvendo à realidade temporal asua aptidão original, reconhecendo-lhes a autonomia abusivamente submetida ao poder religioso tornando objeto da ciência.
Já a fins do século XVII, quando a psicologia inicia seu processo deindependência como ciência, fazia parte do associacionismo, ramo da filosofia que trouxe como objeto a consciência para a Psicologia. A partir deste ponto a Psicologia traz o funcionalismo(consciência como fruto da evolução, que se adaptam ao meio) e o Estruturalismo (a pesquisa da combinações, estímulos e conexões da consciência que levam a compreender os fenômenos mentais.), marcas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contribuicoes da filosofia a psicologia
  • 2. Quais são as contribuições do mito e da filosofia para a psicologia e a pedagogia?
  • AS CONTRIBUIÇÕES DA FILOSOFIA, DO IMPÉRIO ROMANO E DO RENASCIMENTO PARA A PSICOLOGIA
  • Crítica da Constituição da Psicologia Como Ciência: Contribuições da teoria Crítica da sociedade RESUMO
  • constituição da psicologia
  • Psicologia da aprendizagem, contribuições da psicologia para a educação
  • “Contribuições da Psicologia para Educação”
  • Contribuições da Psicologia no Processo do Envelhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!