As contas nacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2210 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
As Contas Nacionais

As Contas Nacionais

Resumo

O estudo tem por objetivo discutir sobre a contabilidade nacional, ressaltando a importância da atividade econômica para uma nação, seguindo um padrão de qualidade para se obter informações detalhadas sobre a atividade econômica de um país. A pesquisa apontou que na contabilidade nacional há uma grande variedade de agregados, e como umexemplo deste, temos o mais conhecido: O Produto Interno Bruto. O desenvolvimento destes agregados é instrumento importantíssimo para decisões políticas e econômicas em um país. As contas econômicas integradas representam o núcleo central do sistema de contas nacionais.
Palavras-chave: Contas Nacionais; Contabilidade; PIB.

The National Accounts

Abstract

The study aims to discuss the nationalaccounts, highlighting the importance of economic activity for a nation, following a standard of quality for detailed information on economic activity of a country. The survey showed that national accounting is a wide variety of aggregates, and as an example of this, we are best known: The Gross Domestic Product. The development of these aggregates is very important tool for political and economicdecisions in one country. The integrated economic accounts represent the core of the system of national accounts.

Keywords: National Accounts, Accounting, Aggregates.

1. Introdução

A contabilidade nacional é uma maneira de listar a atividade econômica agregada de um país. Está inserida na moderna macroeconomia. É uma técnica que tem por objetivo medir a atividade econômica de um paísnos seus diversos flancos. Funciona como um instrumento de análise da situação econômica, de quantificação dos objetivos de política econômica e de controle do modo como as metas econômicas vão sendo cumpridas.
As contas nacionais são sistemas contábeis que apresentam informações detalhadas sobre a atividade econômica de um país. Essas atividades econômicas incluem o produto nacional bruto (PNB),que fornece estimativas para o valor monetário da produção e da renda por ano ou por trimestre. Este permite que se acompanhe a desenvolver de uma economia e seus componentes ao longo de ciclos econômicos ou períodos históricos. Dados de preços podem permitir a distinção entre valores reais e nominais, isto é, corrigir totais monetários para refletir as variações nos preços ao longo do tempo.
Asérie do Sistema de Contas Nacionais – SCN brasileiro foi divulgada em dezembro de 1997, com seu ano inicial em 1990, e incorporava as recomendações apresentadas no manual de contas nacionais divulgado pelas Nações Unidas em 1993 e assinado por vários organismos internacionais
A divulgação da série com nova referência, no ano 2000, significa um aperfeiçoamento na forma de codificação dos quadrosbásicos do SCN. Contudo, é importante ressalvar que a estrutura do SCN brasileiro continua inalterada, baseada nas Tabelas de Recursos e Usos - TRU e na Conta Econômica Integrada - CEI.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentou, em março de 2007, os resultados da nova série do Sistema de Contas Nacionais (SCN) - referência 2000. Basicamente, seu objetivo foi atualizaros dados referentes à economia brasileira, empregando o novo sistema de informações estatísticas disponível no país juntamente com a incorporação de alguns aperfeiçoamentos metodológicos e com a adoção de uma nova classificação de produtos e atividades. Ao contrário da revisão anterior, realizada em 1997, esta nova reformulação não foi motivada por alterações na estrutura do sistema de contasnacionais que permaneceu baseado nas Tabelas de Recursos e Usos (TRU) e nas Contas Econômicas Integradas (CEI).

    A principal alteração em relação à série até então vigente foi a introdução de novas fontes estatísticas como as pesquisas econômicas anuais do IBGE, nas áreas de Indústria, Construção Civil, Comércio e Serviços, e de pesquisas domiciliares, como a Pesquisa de Orçamentos Familiares...
tracking img