Bibliografia
Escola Estadual Idomineu Antunes Caldeira
Serie 2° C
Professora de Filosofia: Ana Claudia
Fontes: http://www.consciencia.org/hume.shtml, e www.G1.com.br
Aluno:
Luiz C. AbertDavid Hume – biografia e pensamentos

David Hume

David Hume (1711-1776) nasceu em Edimburgo, Escócia, no dia sete de maio. Seu pai era um fidalgo da aldeia de Chirnside, onde tinha um sítiochamado Ninewells. Lá Hume passou a infância. Aos três anos perdeu o pai. Aos doze anos foi para Edimburgo junto com o irmão para estudar. Desde cedo gostou dos clássicos e adquiriu uma sólida formaçãocultural. Manifesta gosto pela filosofia. Mas seus familiares queriam que ele estudasse advocacia. Ele entra na faculdade de jurisprudência, mas a abandona em 1726. Foi ler Cícero, Virgílio e Horácio.Desde os quinze anos tinha idéias para seu livro, o Tratado da natureza humana, que iria dar origem mais tarde à Investigação sobre o entendimento humano. O tratado é considerado por muitos a suamelhor obra, apesar de ele ser muito jovem quando a escreveu. Em 1729, instigado por um insight que tivera sobre a nova ciência da natureza humana, mergulhou ainda mais nos estudos.
Hume namorou AnneGalbrath, que queria sua paternidade para um filho. Ela era casada. Hume sofre então de saúde, também porque estudava muito. Só se recuperou depois de um tratamento. Querendo correr o mundo aceitou oemprego de mercador, mas foi só até a França. Lá viveu três anos, adquirindo cultura, isolado. Em 1739 publica o Tratado sobre a natureza humana, depois de uma revisão feita para não chocar a filosofiaoficial. Mas mesmo assim suas críticas à metafísica tradicional era contundente. O livro não teve repercussão. Decepcionado, vai para Ninewells, e se relaciona com Adam Smith. O terceiro volume dotratado só é publicado em 1740. Em 1741, Hume publica os Ensaios morais, políticos e literários. A obra é bem recebida, mas a repercussão não satisfaz a ambição de Hume. Candidata-se ao cargo de... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 03). As consequências da escravidão no brasil. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Consequ%C3%AAncias-Da-Escravid%C3%A3o-No-Brasil/8371.html

MLA

"As consequências da escravidão no brasil" TrabalhosFeitos.com. 03 2011. 2011. 03 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Consequ%C3%AAncias-Da-Escravid%C3%A3o-No-Brasil/8371.html>.

MLA 7

"As consequências da escravidão no brasil." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2011. Web. 03 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Consequ%C3%AAncias-Da-Escravid%C3%A3o-No-Brasil/8371.html>.

CHICAGO

"As consequências da escravidão no brasil." TrabalhosFeitos.com. 03, 2011. Acessado 03, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Consequ%C3%AAncias-Da-Escravid%C3%A3o-No-Brasil/8371.html.