Temos em nosso Brasil a mistura de várias raças que formam a identidade de nosso povo, historicamente sabemos que os negros foram marginalizados pela sociedade da época e isso refletiu negativamente para a realidade que temos hoje.
Fazemos parte de uma sociedade de pré-conceitos que foram estabelecidos ao longo de nossa história. Um destes conceitos, erroneamente concebido coexiste nos dias de hoje que é a discriminação racial, principalmente com os negros. É preciso considerar que este povo foi arrebatado de sua pátria, na maioria das vezes pertencia a grupos diferentes, de diferentes etnias, origens, línguas regionais/ nacionais e foram obrigados aconviver todos juntos e a se entender num país estranho, sendo vistos como seres inferiores pelos brancos.
Com a declaração do fim da escravidão no dia 13 de Maio de 1888, os negros no Brasil passaram a viver novos dramas, agora sem trabalho, moradia, vivendo à margem da sociedade, que passava a buscar na imigração, principalmente de italianos, um embranquecimento da Nação, criando, dessa forma, mais um tipo de exclusão.
A consequência mais obvia é a exclusão de grande parte da população negra dos recursos sociais fornecidos pela sociedade. A violência que também tem suas raízes na pobreza faz parte de uma política de abandono, retratada pela política daquelaépoca, uma vez que abolida a escravatura não propuseram uma política de inserção social.Podemos enumerar várias consequências de longos anos escravagistas na sociedade, tais como: racismo, desigualdade social, salarial, marginalização da raça,destruicao da cultura africana e indigena e com isso o surgimento das favelas. FAtores que acabam por modelar a sociedade brasileira atual. Fato esses que não deveriam existir exarcebadamente( visto que todos esses fatores não são resolvidos individualmente, mas coletivamente)numa sociedade em que antes fora colonizada,em que a mão de obra era indígena, negra e estrangeira, que padeceu com tantas explorações e onde [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 03). As consequências da escravidão no brasil. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Consequ%C3%AAncias-Da-Escravid%C3%A3o-No-Brasil/5350.html

MLA

"As consequências da escravidão no brasil" TrabalhosFeitos.com. 03 2011. 2011. 03 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Consequ%C3%AAncias-Da-Escravid%C3%A3o-No-Brasil/5350.html>.

MLA 7

"As consequências da escravidão no brasil." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2011. Web. 03 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Consequ%C3%AAncias-Da-Escravid%C3%A3o-No-Brasil/5350.html>.

CHICAGO

"As consequências da escravidão no brasil." TrabalhosFeitos.com. 03, 2011. Acessado 03, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Consequ%C3%AAncias-Da-Escravid%C3%A3o-No-Brasil/5350.html.