AS CONCEP ES SOBRE A L NGUA SUBJACENTE PR TICA DOCENTE 01

561 palavras 3 páginas
AS CONCEPÇÕES SOBRE A LÍNGUA SUBJACENTE À PRÁTICA DOCENTE
As discussões sobre a prática alfabetizadora têm se centrado sobre os métodos utilizados: analíticos versus sintéticos; fonético versus global, etc.
Nenhuma dessas discussões levou em conta as concepções das crian­ças sobre o sistema de escrita.
A nossa compreensão dos proble­mas, tal como as crianças os colo­cam e da sequência de soluções que elas consideram aceitáveis, é, sem dúvida, essencial para um tipo de in­tervenção adequada á natureza do processo real da aprendizagem. Re­duzir esta intervenção ao método uti­lizado é limitar nossa indagação.
É útil se perguntar por meio de que tipos de práticas a criança é introduzida na linguagem escrita e como se apresenta este objetivo no contexto escolar?
Há práticas que levam as crianças a supor que o conhecimento é algo que os outros possuem e que só pode ob­ter da boca dos outros, sem participar dessa construção; há práticas que le­vam a pensar que "o que existe para se conhecer" é um conjunto, estabele­cido de coisas, fechado, sagrado, imu­tável e não modificável. Há práticas que levam a criança a ficar de "fora" do conhecimento, como espectador ou receptor mecânico, sem nunca encon­trar respostas aos porquês.
Nenhuma prática pedagógica é neutra e estão apoiadas nas concep­ções do processo ensino e aprendizagem, bem como o objeto dessa aprendizagem. São essas práticas e não os métodos, que têm efeitos no domínio da língua escrita ou em outros conhecimentos. A reflexão psicopedagógica necessita se apoiar em uma reflexão epistemológica.
A autora destaca que das suas diferentes experiências com profissionais de ensino aparecem três dificuldades conceituais iniciais que necessitam ser esclarecidas:
a) a visão adulta Centrica (adulto já alfabetizado);
b) confusão entre escrever e de­senhar letras;
c) e a redução do conhecimento do leitor ao conhecimento das le­tras e seu valor convencional.
Esclarecendo essas dificuldades iniciais, é possível realizar a

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas