As concepções pedagógicas na história da educação brasileira

Resenha Bibliográfica
Curso: história
Acadêmico: Charles Sidney Leitão da Silva
Professor: Felipe Maropo
Disciplina: Prática de ensino em história I
Texto elaborado no âmbito do projeto depesquisa “O espaço acadêmico da pedagogia no Brasil”. Projeto 20 anos de HISTEDBR de 25 de agosto de 2005.
Saviane, Dermeval – Nascido em Santo Antônio de Posse, em 25 de dezembro de 1943, é filósofo epedagogo. Formou-se em filosofia pela PUC-SP em 1966 e doutorando-se em filosofia da educação na mesma instituição, lecionou também na universidade federal de São Carlos e desde 1980 na Unicamp, da qualse tornou professor emérito.
Exposição sintética do conteúdo do texto:
“As concepções pedagógicas na história da educação Brasileira” é um texto constituído por sete itens onde são apresentadosopiniões de SAVIANI para atender à proposta do projeto 20 anos de HISTERDBR.
No primeiro item, introdução, o autor elege como eixo ordenador a oposição entre teoria e prática. Apresenta também de formaclara, as concepções tradicionais contrapondo as em correntes renovadoras, destacando o papel do professor no auxílio, no processo de aprendizagem do aluno.
O segundo item é citado pelo autor àconcepção pedagógica tradicional religiosa de 1549 a1759. Apresenta a chegada dos jesuítas com a implantação dos primeiros colégios, financiados pela coroa portuguesa. Descrevendo também a estratégiautilizada “Atrair os gentios agindo sobre as crianças”. Passa-nos também como o domínio da língua indígena, por Anchieta, o fez um agente civilizador em busca de uma nova civilização com a união da igrejae a monarquia.
O terceiro item versa sobre a coexistência entre as concepções pedagógicas tradicionais religiosas e leigas, contrapõem-se das ideias religiosas a partir de 1759, apresentando ideiaslaicas, influenciadas no iluminismo. Alunos já participando como monitores em suas salas, observados pelos professores, rompendo com fases anteriores.
Emergência e predominância da concepção...
tracking img