As cinco formas liberais de analisar a geoeconomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As cinco formas liberais de analisar a geoeconomia.


O presente trabalho tem como fundamento analisar as várias formas de se discutir a geoeconomia na visão de autores liberais, o qual cada um de forma sistemática expõe seus pareceres diante de um mundo em constante transformação política, econômica e social.
No texto de Raffestin observamos que primeiramente dentro dos estudos dageopolítica o poder significava território, quando mais território um Estado possuísse, mais Poder ele seria capaz de exercer sobre os outros, visto que além do território ele também obteria maior quantidade de recursos naturais e população.
Dando um salto no assunto e já adentrando nos pensamentos liberais, do qual o elemento central de geopolítica que seria território mudou para a economia, começareipelo seu primeiro pensador que é Paul Kennedy. Para este historiador inglês a fonte mais importante de potencias em conflitos na nova ordem mundial é a crescente disparidade entre o Norte e o Sul, entre uma minoria de nações e uma imensa maioria de países pobres subdesenvolvidos.
Nas duas obras citadas de Paul Kennedy no texto de Heinsfeld (Ascensão e queda das grandes potências e Preparando parao século XXI), dois fatores emergem como fontes principais do poder e da afirmação de determinadas potências como dominantes em determinada época: 1) Fatores econômicos e tecnológicos, e 2) Fatores estratégicos e militares.
Como já vimos em sala, à multiplicidade de fatores que podem afetar o poder dos membros do sistema internacional, pode ser desde a geografia, a dimensão populacional, ariqueza, a organização militar, até os interesses mútuos.Para Kennedy é a economia, ou melhor, o desempenho econômico das potências e o papel que cada uma delas consegue conquistar para si mesmo no âmbito das suas relações com outras potências.
Partindo deste pensamento o objetivo dos poderes é a obtenção e posse de riqueza e poder, Kennedy fala sobre a estreita interação que existe entre economiae estratégia. A ocorrência de conflitos militares entre potências deve ser assim, em grande parte, uma vontade de projeção de poder no contexto de uma mudança, das condições econômicas que ocorreram, ou decorrem em paralelo com o conflito, exemplo disso foram os EUA que com a guerra ficaram mais ricos.
Outro ponto que o estudioso fala é da importância do conhecimento aliada a tecnologia,segundo ele as relações entre as grandes nações estão desequilibradas, isto por causa da taxa de crescimento entre as diferentes sociedades, e dos saltos tecnológicos e sociais que uma dada sociedade pode conseguir face a outra, e que assim obtém maior vantagem sobre outra (s) sociedade (s) potências (s).
Outro pensador liberal é Edward Luttwakk, em seu artigo Da geopolítica à geoeconomia eleargumenta que os métodos do comércio destronavam os métodos militares na política mundial, segundo ele o cenário internacional é regido ocupado por Estados e ou blocos regionais, mas as relações internacionais seriam regidas pela lógica do comércio. Para Luttwakk a retirada das atividades econômicas do Estado somados a privatização, desregulamentação e globalização são as principais forças motoras do queele chama de turbocapitalismo, o qual ele denomina para caracterizar o processo de aceleração do ritmo de transformação estrutural do capitalismo.
Outro ponto é o modo de pensar da perspectiva Calvinista, para ele há três regras que regem a economia: 1) A persistência no trabalho para tornar-se mais ricos, abstendo-se de lazer e diversões sexuais 2) O pobre aceitaria sua condição de menosafortunado, pois não foi escolhido por Deus para ser rico e 3) E aquele que questiona-se regras seria fadado atrás das grades, uma vez que sendo escolhido por Deus para ser rico não teria liberdade de usufruir de sua riqueza, portanto ter inveja dos ricos não faria sentido.
Autor de obras como Cabeça á cabeça Lester Thrurow acredita que o mundo está passando por uma disputa militar e ideológica,...
tracking img