As cinco ferramentas que avaliam o desempenho de marketing anual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2947 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo estudar e debater vários capítulos do novo direito empresarial, dando ênfase no conceito e as relações entre empresa e empresário, discutir sobre a função social das empresas, rever alguns pontos importantes sobre o direito cambiário e os títulos de crédito e por fim conceituar o direito tributário.
No nossodia a dia necessitamos de produtos e serviços para o bom funcionamento da nossa sociedade, todos esses produtos e serviços são produzidos em organizações econômicas especializadas a qual podemos denominá-las de empresas.
A pessoa participante dessas organizações economicamente organizadas são pessoas que tema habilidade de combinar os fatores de produção para a obtenção desses produtose serviços e visam com isso a obtenção de lucro e riqueza a qual podemos denominar essa pessoa de empresário.
Tendo em vista o conceito de empresa e empresário a partir constituição de 2002, outro passo importante para o desdobramento do direito comercial é a analise do papel social das empresas. Tem a empresa uma óbvia função social, nela sendo interessados os empregados, osfornecedores, a comunidade em que atua e o próprio Estado, que dela retira contribuições fiscais e parafiscais.
Outro ponto importante a ser visto será os princípios do direito cambiário, que tem tudo haver com as empresas em si, pois sem os títulos de crédito não haveria essas negociações tão intensas e com tanta velocidade, e por fim abordaremos um tema que tira o sono de empresários e porquenão dizer também dos consumidores finais que é a parte do direito tributário, que aborda a parte dos tributos do pais que tem orgulho de ostentar a uma das cargas tributarias mais elevadas do mundo.






A EMPRESA

Uma empresa é uma pessoa jurídica, com o objetivo de exercer uma atividade particular, publica ou de economia mista, que produz e oferece bens e serviços, com o objetivo deatender alguma necessidade humana.
As empresas podem ser classificadas de acordo com a atividade econômica que desenvolvem, podendo ser;

 SETOR PRIMÁRIO – que obtém recursos a partir da natureza.
 SETOR SECUNDARIO – dedicadas a transformação de matérias primas.
 SETOR TERCIARIO – empresas dedicadas à prestação de serviços ou comércio.

Outra classificação possível para as empresas é deacordo com a sua constituição jurídica:

 EMPRESAS INDIVIDUAIS – que pertencem a uma única pessoa.
 EMPRESAS SOCIETARIAS – constituída por varias pessoas.

As empresas também podem ser definidas de acordo com a respectiva titularidade do capital, podendo ser;

 EMPRESAS PRIVADAS – cujo capital está nas mãos de particulares.
 EMPRESAS PULBLICAS – controladas pelo estado.
 EMPRESASMISTAS – cujo capital é partilhado por particulares e pelo estado.
 EMPRESAS DE AUTOGESTÃO – o capital é propriedade dos trabalhadores.

O lucro na visão moderna das empresas privadas inconsequência do processo produtivo e o retorno esperado pelos investidores. As empresas públicas têm a finalidade de obter rentabilidade social.




O EMPRESARIO

Considera-se empresário quem exerceprofissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços. (art.966)
Como podemos verificar no conceito trazido pelo novo código civil, empresário não é aquele que somente produz ou circula mercadorias, mas também aquele que produz ou circula serviços.
Não se considera empresário aquele que exerce profissão intelectual, de natureza científica,literária ou artística, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.

EMPRESA X EMPRESÁRIO

A frase “TODO EMPRESÁRIO É UM EMPREENDEDOR, MAS NEM TODO EMPREENDEDOR É UM EMPRESARIO” é uma afirmação econômica de negócios.
Portanto toda empresa tem a sua frente alguém que exercera profissionalmente a figura de empresário assumindo com isso todos os riscos e...
tracking img