as cidades da idade média - henri pirrene cap 4

1009 palavras 5 páginas
As cidades da Idade Média – O renascimento do Comércio (Henri Pirreni – Cáp. IV)

Henri nos relata sobre a nova organização das cidades da Idade Média, movidas pelo renascimento do comércio, sendo o aspecto renascentista só possível através de revoltas, conquistas e empreendimentos desenvolvidos pelos povos europeus.
É no século IX que podemos observar o desenvolvimento econômico europeu em seu ponto mais baixo. A desordem social provocada pelo medo e insegurança das pilhagens atingia o seu ponto mais crítico. Já no século X temos o início do período de reestruturação, caminhando assim para um novo cenário de relativa organização e de paz. O desenvolvimento social variava de região em região, algumas tiveram um lento progresso neste aspecto como foi o caso da Alemanha, sendo revertido depois por uma busca de maior autoridade. Apartir do século X a população começa a aumentar e as autoridades regionais começam a assumir seus papéis, o que resulta na melhoria da condição social do povo. Os cristãos se lançam em cruzadas contra o islão, movidos pelo espírito reanimado de sua Igreja. O islão começa a recuar diante dos constantes ataques movidos pelos cristãos, logo seu domínio se finda sobre o mediterrâneo, mar que os cristãos voltam a dominar. Essa movimentação nos permite deduzir uma elevação demográfica expressiva bem como a saúde e a energia social do povo relativamente elevadas e estáveis (responsáveis pela explosão de natalidade e fecundidade segundo Henri).
A Europa que antes não se importava em aumentar sua produção, agora com a “nova população” inicia um movimento para “colonizar” as terras que antes eram consideradas improdutivas, o que faz renascer com força a economia agrícola pautada pela subsistência nesse aspecto. Veneza ocupa uma posição de destaque nesse avanço sendo uma região de grande caráter comercial, com medo de outros povos e se refugiando em algumas regiões, os povos venezianos se viram sem até mesmos recursos básicos como água

Relacionados

  • Um Olhar Complexo Sobre O Passado
    42094 palavras | 169 páginas