as causas da 2° guerra mundial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As causas da segunda guerra mundial
O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra àAlemanha. De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos : Aliados (liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e Eixo(Alemanha, Itália e Japão ).
Vários fatores influenciaram para o inicio da segunda guerra mundial que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se pela Áfricae Ásia.
Uma das causasmais importantes foi o surgimento, em 1939, na Europa, de governos totalitários com fortes objetivos militaristas e expansionistas. Na Alemanha surgiu o nazismo, liderado porHitler e que pretendia expandir o território Alemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes, inclusive reconquistando territórios perdidos na Primeira Guerra.
Quando Hitler conquistou oterritório de Danzig, em setembro de 1939, e imolou sua população, a Inglaterra declarou guerra contra o Eixo entre a Itália de Mussolini com a Alemanha de Hitler.
Tanto a Itáliaquanto a Alemanha passava por uma grave crise econômica no inicio de 1930, com milhões de cidadãos sem emprego.
Na Ásia, o Japão também possuía fortes desejos de expandir seusdomínios para territórios vizinhos e ilhas da região. Estes três países, com objetivos expansionistas, uniram-se e formaram o Eixo. Um acordo com fortes características militares e complanos de conquistas elaborados em comum acordo.
Com o final da Segunda Guerra Mundial, em 1945 depois do Tratado de Yalta, o mundo foi dividido em duas áreas de influencia, acapitalista norte-americana e a comunista russa, inaugurando o período da chamada Guerra fria, entre Estados Unidos e União Soviética até 1989, quando se deu a dissolução desta última.
tracking img