AS CATEGORIAS DE FIM E BEM NA ESTRUTURA OBJETIVA DO AGIR ÉTICO NO PENSAMENTO DE LIMA VAZ

3742 palavras 15 páginas
AS CATEGORIAS DE FIM E BEM NA ESTRUTURA OBJETIVA DO
AGIR ÉTICO NO PENSAMENTO DE LIMA VAZ
Fabiano Albuquerque de Lima1

RESUMO:
O artigo objetiva apresentar as categorias de Fim e Bem na estrutura objetiva do agir ético segundo Lima Vaz. Analisaremos a ideia de Bem e Fim na ética Clássica, principalmente, os modelos platônico e aristotélico que buscavam na ideia do Bem como Fim último que explicava a realidade objetiva do ethos e ordenava o agir humano social e individual. Para
Platão a ideia do Bem era o princípio ordenador de todo agir humano, mas, tal princípio ficava em um mundo ideonômico. Já Aristóteles inverte a ordem platônica, colocando o bem humano como via de se atingir o bem supremo (eudaimonia). Destarte, Lima Vaz influenciado por estes modelos ético retoma aos conceitos de Bem e Fim que analisaremos a partir da estrutura objetiva do agir ético e o seu movimento triádico: universalidade, particularidade e singularidade.
Palavras – Chave: Lima Vaz. Agir ético.Bem. Fim.

INTRODUÇÃO
O artigo tematiza as categorias de Fim e Bem na estrutura objetiva do agir ético segundo Lima Vaz. Trata – se de apresentar a reflexão do ordenamento do agir humano sobre uma realidade objetiva que transcende o agir individual e coletivo do indivíduo.
Para Lima Vaz, em seus Escritos de Filosofia V, desde a gênese do pensamento ético surgia uma problemática concernente à busca de uma realidade objetiva que normatizasse os valores propostos pelo ethos de cada comunidade. Encontrar um modelo racional o qual explicasse em termos universais o ethos e a práxis ética, ou seja, algo que transcendesse a particularidade das culturas constituía um problema da reflexão ética grega e que perdura até hoje.
Para os primeiros filósofos gregos toda realidade era compreendida no âmbito da physis. Como pensar o ethos e a práxis ética na physis? A esta questão surgiram duas soluções iniciais: o convencionalismo que reduzia a realidade objetiva do ethos em convenções

Relacionados