As caamdas do invisível do poema menino do mato

1609 palavras 7 páginas
AS CAMADAS DO INVISÍVEL NO POEMA MENINO DO MATO DE MANOEL DE BARROS

1. Resumo

O presente plano de trabalho visa a análise e correlação entre o poeta Manuel de Barros e as camadas invisíveis presentes no poema “menino do mato”. A análise se faz a partir da concepção de movimento, produzido pelo engenho e fazer do poeta, que se afirma na formação de camadas no interior das palavras e sentenças, ou seja, atrela-se a visão de mundo e pessoalidade do autor à pluralidade do signo enquanto detentor, em si mesmo, de infindáveis significações que só são expostas através dos usos e mecanismos sintático-semântico do texto. Considerando que o externo e superficial do signo representa um pequeno percentual de sua capacidade de significações, analisamos os vocábulos pela perspectiva de infinitude, no que concerne ao seu desgaste semiótico, afirmando a teoria de que as palavras guardam os segredos da vida.

2. Tema

As camadas do invisível no poema Menino do mato de Manoel de Barros.

3. Problema

Qual a correspondência entre linguagem e movimento, a partir da relação entre o poeta e as camadas invisíveis do poema?

4. Hipótese

A correspondência entre linguagem e movimento, que ocorre nos poemas de Manoel de Barros, está no desvelamento, que se dá ao percorrer por entre as camadas do invisível, desnudando a verdade e a liquidez das palavras, onde habitam os seus “subtendidos”.

5. Justificativa

Devido a versatilidade do signo e a sua capacidade de transformação e desdobramento em inúmeras significações na escrita de Manoel de Barros buscamos identificar na perturbação das palavras as camadas do invisível presentes no poema “Menino do mato”.

É indiscutível que as palavras na literatura são incertas, sempre em movimento, muito além da objetividade dos signos, elas detêm o poder da imersão, escondendo em si mesmas o sentido das coisas, enquanto que cada coisa tem seu infinito.

Tornando-se então necessário “desver” o mundo para transpor o plano

Relacionados