As brincadeiras e as novas tecnologias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO VILA VELHA

BATISTA
DULCELINA
IARALINA
JULIANA
KELUSA
SÔNIA
TASSYANE

AS BRINCADEIRAS E AS NOVAS TECNOLOGIAS

VILA VELHA
2011

Sumário
* Introdução ........................................................................4
* A brincadeira......................................................................4
* Os benefícios de aliar novastecnologias ao brincar.............5
* Interligação fisiológica e social do brincar...........................6
* Novas tecnologias no brincar e o contexto atual..................7
* Novas tecnologias no brincar e o contexto atual..................8
* Mas uma coisa é certa: o brincar se tornou mais solitário...11
* O potencial educativo dos jogosatuais................................15
* Conclusões...........................................................................16
* Referências............................................................................17



Resumo
As intensas transformações no cotidiano da população fizeram com que as crianças mudassem seus modos de brincar,de interagir e claramente obter aprendizado.O trabalho apresentadodemonstra como as novas tecnologias modificaram e influenciaram uma nova perspectiva na vida de crianças e jovens, além de mostrar qual são os benefícios destas atualidades, e de especificar como se dá o desenvolvimento a partir da brincadeira. Para tal, foi feito uma pesquisa bibliográfica sobre brincadeiras,como jogos de computador, vídeo games e o brincar sozinho, que faz parte dessa nova geração.As conclusões indicam que o brincar na atualidade sofre preconceito erroneamente, e deve ser observado com mais atenção já que proporciona inúmeros benefícios no desenvolvimento humano e mesmo de forma virtual se adapta as mudanças que ocorrem em tempo real.
Palavras-chaves: Brincadeiras, tecnologia, jogos eletrônicos, crianças.
Abstract
The intense changes in the daily life of thepopulation meant thatchildren change their modes of play, to interact and learn. The  work presented clearly demonstrates how new technologies have changed and influenced a new perspective on the lives of children and young people, and show which are the benefits of these updates, and specify how development takes place from the game. To this end, a literature search was done on games, such as computer games,video games and play alone, which is part of this new generation. The findings indicate that playing today is discriminated erroneously and should be observed more carefully as it provides numerous benefits for human development and even in virtual form adapts to the changes that occur in real time.

Keywords: Games, technology, electronic games, children.

A brincadeira
O brincar semprefoi a atividade preferida das crianças. Dentro do brincar sempre houve inúmeras possibilidades, como a de aprender e a de imaginar.
É com o brincar que a criança estimula todo o seu potencial, favorecendo assim o seu desenvolvimento psicossocial,motor e cognitivo.
O brincar é fundamental para o desenvolvimento do individuo. No momento lúdico, de criatividade, a criança se coloca vivenciandouma nova realidade, e se imagina resolvendo questões do dia a dia,como se fosse um adulto, muitas vezes reproduzindo em suas brincadeiras a atitudes de adultos que admira.
Vários objetos podem ser nomeados brinquedos, mesmo que não tenham total e unicamente esta função, e servem como signos, que são mediadores do campo psicológico que são utilizados em relação ao próprio sujeito, e tem comoobjetivo controlar ações psicológicas e dar significação a criança do que está sendo feito.
Segundo Vysgotsky (1998), a importância do brinquedo e da brincadeira de faz de conta para o desenvolvimento infantil. Por exemplo, quando a criança coloca varias cadeiras uma atrás da outra dizendo tratar-se de um trem, percebe-se que ela já é capaz de simbolizar, pois as cadeiras enfileiradas representam...
tracking img