As big six e a literacia de informação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1929 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO

Big 6
A relação entre o modelo Big 6 e Literacia de Informação

Porto, 07 de Março de 2010

Realizado por: Cláudia Morais (ci08057) Marina Pedro (ci08020) Susana Moreira (ci08041)

Fontes de Informação e Serviços de Referência

Índice
Resumo.................................................................................................................... 3 Introdução ............................................................................................................... 4 Métodos e materiais ………………………….…………………….……………………………………………..5 Modelo Big 6……………………………………………………………………….…………………………………..6 Discussão: Literacia de Informação e o modelo Big 6………………………………………………..8 Conclusão……………………………………………………………………………………………………………….10Referencias Bibliográficas……………………………………………………………………………………….11

2

Fontes de Informação e Serviços de Referência

Resumo:

Devido ao facto de vivermos numa sociedade da informação, começou a falar-se de um novo tipo de analfabetismo o que afectou a população que, apesar do aumento das taxas e dos anos de escolarização, evidencia incapacidades de domínio da leitura, da escrita e do cálculo,vendo por isso, diminuída a sua capacidade de participação na vida social. Entende-se assim por literacia da informação a capacidade de cada indivíduo compreender e usar a informação escrita contida em vários materiais impressos, de modo a atingir os seus objectivos, a desenvolver os seus próprios conhecimentos e potencialidades e a participar activamente na sociedade. O modelo Big6 é um modelo quevisa desenvolver as capacidades de descodificar a informação, estando por isso, relacionado com a literacia da informação. Este modelo é organizado em seis etapas: Definição de tarefas; Estratégias e psquisas de informação; Localização e acesso; Utilização da informação; Síntese e, por último a Avaliação.

Abstract: Because we live in an information society, which began talking about a new kindof illiteracy affecting the population, despite the increase in rates and years of schooling, evidence disabilities field of reading, writing and calculation, seeing so diminished their ability to participate in social life. The main objective of this study is to establish the relationship between information literacy and Big6 model developed by Mike Eisenberg and Bob Berkiwitz. The terminformation literacy as the ability of individuals to understand and use written information contained in various printed materials in order to achieve its objectives, to develop their own skills and potential and to participate actively in society. The Big6 Model is a model that aims to develop capabilities to decode the information, and is therefore related to information literacy. This model isorganized into six steps: definition of tasks, strategies and research information; Location and access, use of information, synthesis, and finally the evaluation.

Palavras chave: literacia de Informação; Big 6; informação; Mike Eisenberg; Bob Berkiwitz; sociedade de informação.

3

Fontes de Informação e Serviços de Referência

Introdução:

O principal objectivo deste trabalho é estabelecer arelação que existe entre literacia da informação e o modelo Big6 desenvolvido por Mike Eisenberg e Bob Berkiwitz. Big6 é um dos modelos mais usados para o desenvolvimento de competências ao nível da informação e tecnologias. Neste contexto, o nosso intuito é perceber como e que este modelo pretende estimular a literacia de informação e entender como e que, através deste modelo, se consegueultrapassar problemas, decisões ou tarefas através de uma estratégia de resolução de problemas baseada na informação.

4

Fontes de Informação e Serviços de Referência

Métodos e materiais:

Para o desenvolvimento do nosso estudo relativo á literacia da informação e sua relação com o modelo Big6 desenvolvido por Mike Eisenberg e Bob Berkiwitz, recorremos a pesquisas realizadas na internet e...
tracking img