As bases do trabalho na sociedade moderna
Processo de transição do Feudalismo para o Capitalismo

Fim da Idade Média: emergência do MERCANTILISMO e do CAPITALISMO. Conseqüentemente, o trabalho“muda de figura”;

ESCRAVIDÃO / SERVIDÃO / Trabalho “LIVRE” e assalariado;

Mudança de concepção: O trabalho deixa de ser visto como uma atividade PENOSA e TORTURANTE para ser encarado como algoque DIGNIFICA o homem. Esta mudança ideológica contou com a colaboração de algumas instituições sociais, como veremos.

ARTESANATO
Estágio em que o produtor (artesão) executa sozinho todas as fasesda produção e até mesmo a comercialização. Não havia divisão do trabalho nem o emprego de máquinas, somente de ferramentas simples. Forma de produção característica da Baixa Idade Média (até sec.XVII), durante o renascimento urbano e comercial. É uma produção de caráter FAMILIAR, no qual o artesão possuía os meios de produção (oficina e ferramentas), realizando todas as etapas da produção. Como os artesãos e pequenos produtores se transformam em assalariados??

1o. Separação entre casa e local de trabalho; 2o. Separação dos trabalhadores e seus instrumentos; 3o. Foi tirado dotrabalhador a possibilidade de conseguir a própria matéria-prima;

Tudo passa a ser dos comerciantes e industriais (capitalistas) que haviam acumulado riquezas.

ACUMULAÇÃO PRIMITIVA DE CAPITAIS:Capitalistas financiavam e organizavam a produção de mercadorias; Também definem o que produzir e em que quantidade.

COOPERAÇÃO SIMPLES E MANUFATURA
Cooperação simples: mesma hierarquia da produçãoartesanal (mestre e aprendiz). O artesão ainda desenvolve todo o processo produtivo, do molde ao acabamento. A diferença é que o trabalhador está a serviço de quem financia a matéria-prima e algunsinstrumentos de trabalho. O capitalista define o local e as horas de trabalho. O trabalho passa a ser COLETIVO. REUNIÃO DOS TRABALHADORES NO MESMO ESPAÇO

Manufatura (ou cooperação avançada): o... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 05). As bases do trabalho na sociedade moderna. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Bases-Do-Trabalho-Na-Sociedade/885998.html

MLA

"As bases do trabalho na sociedade moderna" TrabalhosFeitos.com. 05 2013. 2013. 05 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Bases-Do-Trabalho-Na-Sociedade/885998.html>.

MLA 7

"As bases do trabalho na sociedade moderna." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2013. Web. 05 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Bases-Do-Trabalho-Na-Sociedade/885998.html>.

CHICAGO

"As bases do trabalho na sociedade moderna." TrabalhosFeitos.com. 05, 2013. Acessado 05, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-Bases-Do-Trabalho-Na-Sociedade/885998.html.