As barreiras tarifárias e não tarifárias da exportação do fruto abacaxi

Páginas: 71 (17718 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2011
1 INTRODUÇÃO
As empresas têm percebido cada vez mais a importância da exportação como fonte de vantagem competitiva. Esta tendência é impulsionada pelo aumento da evolução do consumo mundial de produtos agropecuários. A exportação passa, então, a ser uma peça de grande importância para o sucesso, já que estudos realizados apontam que seus ganhos representam um grande faturamento apesar doscustos totais das indústrias.
Certas regiões brasileiras tem seu desenvolvimento limitado pelos altos custos para exportar a produção local em relação as exigências técnicas internacionais. A produção nacional do Abacaxi, apresenta custos relativamente baixos se comparados aos custos dos demais países produtores, isso, devido a tropicalidade que nosso país possui.
Frente a existência de um ambientecompetitivo, propiciado pela globalização dos mercados, o Brasil tem cada vez mais utilizado o agronegócio como uma estratégia na economia. Este trabalho ressalta a importância e a expansão do mercado de Abacaxi no Brasil, analisando o crescimento da exportação, dando ênfase às dificuldades encontradas pelos exportadores brasileiros quando intencionam uma exportação para algum país da UniãoEuropéia.
Para isso, o trabalho abordou no decorrer de seus capítulos uma idéia geral de exportação, um breve histórico da cultura, da produção e colheita do abacaxi, crescimento da produção e evolução do consumo mundial e as barreiras técnicas e tarifárias na exportação do produto, assim, desenvolvemos esta pesquisa cientifica a partir de referências bibliográficas de autores renomados através dacoleta e análise de dados estatísticos, comparativos, obtidos em sites especializados, artigos e a finalizando com uma entrevista realizada via e-mail com um grande produtor e beneficiador de exportação de Abacaxi.
.

1.1 PROBLEMÁTICA
Quais são as barreiras tarifárias e não tarifárias encontradas na exportação de Abacaxi para os países da União Européia?

1.2 JUSTIFICATIVA
O estudojustifica-se por entender que este tema é de extrema importância para viabilização dos negócios das empresas brasileiras, pois as mesmas necessitam atingir diversos objetivos e metas (vendas e crescimento), para que seja possível o aumento da sua capacidade de produção e logo, sua competitividade no mercado mundial.

1.3 OBJETIVO
Esta pesquisa tem como objetivo primordial mostrar de forma clara e objetivaas barreiras tarifárias e não tarifárias da exportação do fruto Abacaxi para os países da União Européia, com isso permitirá a contribuição de um conhecimento especifico para uma futura elaboração e execução de um planejamento estratégico, adequado para o momento e com sentido lógico para um posicionamento de mercado das Empresas Brasileiras

1.4 DELIMITAÇÃO
Este tema delimita-se em abordar aexportação de Abacaxi in natura para os países da União Européia a fim de mostrar de forma projetada as barreiras tarifárias e técnicas que o produto enfrenta, objetivando a estratégia das empresas em relação ao mercado.

1.5 METODOLOGIA
Para Oliveira (2001, p.160) “universo de pesquisa é o conjunto de seres animados ou inanimados que apresentem pelo menos uma característica em comum”.
Sendoassim, para desenvolver uma pesquisa é indispensável selecionar o método de pesquisa a utilizar. De acordo com as características da pesquisa poderão ser escolhidas várias modalidades de pesquisa, sendo possível aliar o qualitativo ao quantitativo.
De acordo com Gil (1991) “o desenvolvimento de uma pesquisa é necessário abordar um objeto de investigação no sentido de comprovar experimentalmente,descrever ou explorar o objeto”. Após selecionar um método de pesquisa a utilizar e de acordo com as características da pesquisa, é possível escolher algumas formas de acordo com a modalidade escolhida
Segundo Lakatos (2004, p. 45) há dois aspectos quando se está analisando os tipos de pesquisa, dentre eles são quanto aos fins e quanto aos meios. Quantos aos fins, Exploratória, Explicativa,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Barreira tarifárias e não tarifárias
  • Barreiras tarifarias e não tarifarias
  • barreiras nao tarifarias e tarifarias
  • Barreiras nao tarifarias
  • Barreiras Não Tarifárias
  • PARAGUAI BARREIRAS NAO TARIFARIAS
  • Barreiras tarifárias
  • barreira tarifaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!