As barreiras técnicas ao comércio internacional

Páginas: 14 (3355 palavras) Publicado: 21 de maio de 2011
AS BARREIRAS TÉCNICAS AO COMÉRCIO
INTERNACIONAL

Resumo

O ambiente econômico atual imprime um grau de interdependência entre as economias dos países e entre as empresas de tal ordem que o mercado externo e o interno convivem hoje de forma indissociável. A inserção dos países neste contexto é feita cuidadosamente de forma a conciliar um conjunto complexo de interesses, em que estes tentamampliar as fronteiras comerciais com o objetivo de gerar riqueza e ao mesmo tempo tentam proteger suas economias. As regras atuais para o comércio internacional concentram-se em ampliar o fluxo de comércio por meio da eliminação dos obstáculos criados pelos países para se proteger. Estas regras estabelecem diretrizes e mecanismos para coibir proteções a mercados que não estejam fundamentadas emjustificativas aceitáveis, ou seja, que tenham objetivos legítimos. Segundo o Acordo sobre Barreiras Técnicas da Organização Mundial do Comércio – OMC as medidas tomadas para assegurar que os produtos fornecidos para determinados mercados que atenda a requisitos de segurança de pessoas e bens, saúde, prevenção da concorrência desleal, proteção do meio ambiente, segurança nacional é considerada medidasque têm objetivos legítimos. Tal fato traz para o centro das discussões sobre comércio internacional e sobre a competitividade brasileira o tema barreiras técnicas.

1. Introdução

O crescimento da economia dos países está fundamentado no crescimento da economia mundial, que por sua vez depende do desenvolvimento do comércio entre estes países. Hoje, o discurso que é repetido em todos oscontinentes, apesar das divergências quanto à forma, quanto à velocidade e quanto à intensidade, é que o principal caminho para o crescimento das economias é a ampliação do comércio internacional.

Não obstante, à medida que cresce o comércio internacional, as relações comerciais entre os países sofrem inúmeras transformações; o aprimoramento destas relações as torna mais complexas e estimula ouso, cada vez mais intenso e preciso, de mecanismos de proteção às economias nacionais.

-----------------------------------------------------
1 Artigo extraído de "O Brasil e as Barreiras Técnicas ao Comércio Internacional: O Cenário Atual",
Dissertação de Mestrado em Engenharia de Produção, Universidade federal Fluminense, 2004.
2 Sócio-gerente da Sextante, empresa de consultoria,especializada em Tecnologia Industrial Básica -TIB.

Atualmente a economia mundial funciona de maneira integrada e as economias nacionais dependem umas das outras de tal forma que vivem a dicotomia de crescer e se proteger do avanço das outras economias. Constroem-se parcerias em forma de acordos comerciais para um grupo de países e criam-se obstáculos para os demais. Discursos são feitos a favor daliberalização e ampliação das relações comerciais e decisões são tomadas com o objetivo da proteção de empresas e, particularmente, de setores econômicos menos competitivos.

2. As barreiras técnicas ao comércio internacional

A discussão sobre barreiras técnicas ao comércio internacional imprime a necessidade de analisar as formas existentes de protecionismo. De acordo com Barral (2002, p.14)protecionismo é o conjunto de medidas tomadas no âmbito do comércio internacional para modificar o seu fluxo.
Tal questão é abordada de formas distintas por outros autores, muitas vezes com pequenas, mas significativas, variações, dependendo evidentemente do uso que o autor faz com a informação.

Segundo Ferracioli (2002 a), exigências técnicas, voluntárias ou obrigatórias, são utilizadas comoformas dissimuladas de proteção de mercados nacionais, revelando-se importante fator limitador à livre circulação de mercadorias. No entanto, destaca que o conceito de “barreiras técnicas” não é bem compreendido, sendo associado às dificuldades de exportadores em cumprir
exigências técnicas.

Segundo Oliveira, N. (2002), por trás da aparente promoção do intercâmbio comercial via eliminação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Barreiras ao comércio internacional
  • Barreira ambienta e o comércio internacional
  • BARREIRAS AO COMÉRCIO INTERNACIONAL
  • tecnicas de comercio internacional
  • Comércio Internacional
  • Comercio internacional
  • Comércio internacional
  • Comércio internacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!