As aventuras e anseios do temido Vasco da Gama, no episódio Gigante Adamastor.

2085 palavras 9 páginas
Universidade Federal do Rio Grande – FURG
ILA – Instituto de Letras e Artes

Literatura Portuguesa II – Professora Liane Bonato

As aventuras e anseios do destemido Vasco Da Gama, sob o olhar de Luis Vaz de Camões ( Episodio: “O GIGANTE ADAMSTOR”). Este ensaio pretende abordar “As aventuras e anseios do destemido Vasco da Gama” presentes no “Canto V”, na obra de ‘Os Lusiadas’ de Luis Vaz de Camões, dando ênfase ao episodio “O GIGANTE ADAMASTOR”, e fazer uma pequena mostra dos aspectos formais existentes no canto V e as características Classicistas presentes nos poemas.
Após termos lido a obra de Camões, e termos conseguido viajar no tempo, e fazermos parte da tripulação portuguesa junto a viajem de Vasco da Gama às Índias (1497 – 1498). Sendo que já nos primeiros versos do “Canto V”, Camões nos dá a possibilidade de sentirmos o vento das velas (Verso I-2 ), pois, se nota as sequências das sílbilantes como recurso de estilo, para proporcionar ao leitor a sensação do vento (asas).
Esse canto, narra o maior navegador de todos os tempos “Vasco da Gama”, ele é mais que um herói individual, e também um porta-voz e símbolo de toda nacionalidade portuguesa. Em suas viagens ultrapassou vários reinos como os da Ásia, África e América. Essas viagens eram muito perigosas, passavam por lugares que ninguém nunca tinha viajado, com costumes e povos diferentes, no qual houve a exaltação do homem-herói, como estavam em uma época antropocêntrica do Renascimento, tinham o espírito heróico e conquistador.

As proporções dessa obra e a linguagem arcaica podem de início, afastar o leitor de hoje, mas, a grandiosidade da mesma, faz com que as principais dificuldades encontradas na leitura, nas quais consideramos que sejam os termos antigos utilizados, a sintaxe truncada e o grande número de informações mitológicas e históricas, façam com que o leitor tenha que procurar um vocabulário de determinadas palavras para melhor entender alguns termos da linguagem portuguesa da

Relacionados

  • Lusiadas
    162123 palavras | 649 páginas
  • Manual Da Literatura
    45407 palavras | 182 páginas
  • Lingua prtuguesa e suas variações pelo tempo
    61205 palavras | 245 páginas
  • gramatica
    460168 palavras | 1841 páginas