As atividades lúdicas como um diferencial na diminuição da agressividade no âmbito escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3271 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE CRISTO REI

AS ATIVIDADES LÚDICAS COMO UM DIFERENCIAL NA DIMINUIÇÃO DA AGRESSIVIDADE NO ÂMBITO ESCOLAR

Francisco Joaquim de Cerqueira

Piracuruca - PI
Junho de 2010
FRANCISCO JOAQUIM DE CERQUEIRA

AS ATIVIDADES LÚDICAS COMO UM DIFERENCIAL NA DIMINUIÇÃO DA AGRESSIVIDADE NO ÂMBITO ESCOLAR

Projeto de pesquisa apresentado a Faculdade Cristo Rei como requisito para a disciplinaMetodologia da Pesquisa Científica.

Piracuruca - PI
Junho de 2010
RESUMO

Este estudo, de natureza qualitativa, teve por objetivo investigar a interferência das atividades lúdicas no sentido de diminuir a violência no recreio. O estudo foi composto por duas etapas, sendo a primeira referente a uma revisão de literatura e a segunda relativa a uma pesquisa exploratória desenvolvida por meiode um questionário misto, aplicado em dois momentos, a 85 alunos de 5ª e 6a séries de uma escola pública, da cidade de Piracuruca,PI. Em um primeiro momento, o instrumento foi aplicado anteriormente à exposição às atividades e, em etapa posterior, ao final da proposta do projeto. Para esta etapa do estudo foram realizados 16 encontros com os alunos, sendo todos às terças e quintas-feiras, nohorário do intervalo para o recreio, nos períodos matutino e vespertino, durante dois meses. Em todos os encontros houve a apresentação de uma atividade cooperativa diferente, em que se objetivava, principalmente, a conscientização sobre a importância da integração entre os alunos e do divertimento saudável. Os dados coletados pelos dois instrumentos foram comparados e analisados descritivamente, pormeio da técnica de Análise de Conteúdo Temático, indicando que todos os alunos salientaram o prazer de participar e a preferência pelo recreio com atividades lúdicas, justificando maior possibilidade de ação e melhor forma de preencher o tempo livre. Os alunos afirmaram ter percebido a queda no índice de atitudes violentas na hora do intervalo, alegando a possibilidade de investir em outrasatividades mais prazerosas, com a oportunidade de conhecer pessoas novas. Notou-se a reverberação destas atividades propostas, quando os alunos afirmaram ter realizado algumas delas durante o intervalo em outros momentos ou locais, extrapolando o ambiente escolar. Os resultados do estudo evidenciam que o recreio, quando implementado com atividades lúdicas de caráter cooperativo, no olhar desta populaçãoalvo do estudo, representa um diferencial importante, somado a outros, na diminuição da violência no ambiente escolar.

PALAVRAS-CHAVE: atividades lúdicas; escola; recreio; jogos cooperativos.

INTRODUÇÃO

A escola tem vivenciado um aumento da agressividade e da violência, nos diversos momentos, especialmente nos períodos de intervalo entre as atividades formais. Isto pode estar ocorrendo,também, devido à falta de ações mais significativas, ou mesmo, pela falta de experiência com atividades que envolvam o espírito de colaboração e o respeito pela opinião do outro.
O recreio, por representar um intervalo maior entre as atividades previstas, tornase um momento passível de aumentar a incidência de demonstração de atos agressivos e de fomento à exclusão, uma vez que a falta de opções,de estímulos positivos e de desconhecimento sobre o universo lúdico, podem ser elementos capazes de influenciar atitudes de rebeldia. Além disso, existem as competições entre os diversos grupos existentes dentro da escola, que também utilizam a violência para resolver alguns fatos.
A respeito da violência que afeta o ambiente escolar, autores como Bee (1986) e Goleman (1995) salientam que, tanto arealidade social (família, escola, amigos), quanto os estímulos gerados pela mídia, especialmente a televisão, podem interferir sensivelmente na formação de indivíduos agressivos, os quais utilizam a agressividade como estratégia de resolução de problemas cotidianos, dentro e fora do ambiente escolar.
Crianças que não são capazes de absorver eficientemente informações nem lidar bem com as...
tracking img