As atividades agropecuarias e os sistemas agrarios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (634 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A ATIVIDADE AGRÁRIA NO MUNDO
Uma das mais antigas atividades humanas, a atividade agrária passou por profundas transformações, dês da pré-história até os dias de hoje.
Do estagio da caça e dacoleta , a humanidade chegou ao plantio, no final do Neolítico ( 8000-5000 a.C)
O plantio desenvolveu inicialmente nas margens dos rios:
-Nilo (Egito)
-Ganges (Índia)
-Tigre e Eufrates(Mesopotâmia)
-Yang-tse-Kiang (China)
Desde o início a agricultura foi e ainda continua sendo praticada de maneiras diferentes, de acordo com o lugar e a época em que é desenvolvida.
Com oprocesso e a descoberta de técnicas modernas, áreas inóspitas puderam ser aproveitadas, como, por exemplo, áreas desérticas, em Israel e na Califórnia, que apresentam excelentes resultados nesse setor.
ASGRANDES MUDANÇAS NO CAMPO
ACONTECERAM COM:
-REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
-REVOLUÇÃO URBANA
QUE CAUSOU A SAIDA DA POPULAÇÃO DO CAMPO PARA A CIDADE.A agricultura foi inserida na economia industrial e passou a ser fornecedora de (matéria prima e alimento) e consumidora de ( maquinas, pesticidas, vacinas, rações para animais) da industria.
Comoa industria não desenvolveu em todos os países do mundo, além de ter adotado processos diferentes em países desenvolvidos e subdesenvolvidos industrializados , a agricultura também assumiucaracterísticas diferentes em cada um desse países, após a REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
A agropecuária diminuiu sua participação no PIB (Produto Interno Bruto) e a mecanização agrícola reduziu a porcentagem do pessoalocupado.
Entretanto, a produtividade e a variedade são garantidas por técnicas modernas de cultivo e colheita.
Nos países subdesenvolvidos industrializados, a pseudomodernização do campo resultou emum êxodo rural que engrossou as estatísticas de desempregados e miseráveis nas cidades. Países que vivem basicamente da agricultura tentam evitar a fome e manter um modo de vida ligado ao campo....
tracking img