As Análises de Custo-Benefício e Custo-Efetivo aplicadas à Economia Ambiental

AS ANÁLISES DE CUSTO-BENEFÍCIO E CUSTO-EFETIVO APLICADAS À ECONOMIA AMBIENTAL


Francisco Humberto Carvalho Júnior *
Leonardo Pestana Dantas **


RESUMO
Este trabalho apresenta as diretrizesque se fazem necessárias para um melhor entendimento dos termos técnicos “custo-benefício” e “custo-efetivo” à luz da economia, visto que, com o grande avanço das normas incisivas de consciênciaambiental, a ligação entre as esferas econômica, ecológica e social estão se tornando, a cada geração, mais intrínseca.
ABSTRACT
This paper presents the guidelines that are necessary for a betterunderstanding of the technical terms "cost-effectiveness” and “cost-benefit", in which concerns the environmental economic field, since the breakthrough of incisive standards of environmental consciousnessare turning the link between economic, ecological and social fields more and more intrinsic.
Palavras-chave: Custo-Benefício. Custo-Efetivo. Economia Ambiental.



* Engenheiro Civil, professortitular no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Maracanaú. Doutor em Engenharia Civil, com ênfase em Saneamento Ambiental, pela Universidade Federal do Ceará.
E-mail:lixeirogari@yahoo.com.br
** Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Maracanaú.
E-mail: pestana.leonardo@gmail.com1. INTRODUÇÃO

Para uma completa compreensão dos termos “custo-benefício” e “custo-efetivo”, deve-se, primeiramente, classificar a Economia. “É o estudo de como indivíduos e sociedades exercem aopção de escolha na alocação dos escassos recursos entre as alternativas que competem pelo seu uso, e como estes escassos recursos são distribuídos entre os membros da sociedade”. (BALBINOTTO NETO)
AEconomia não busca, pois, poupar dinheiro sem algum investimento em vista. É uma ciência social que, regida sob o regime capitalista, busca fazer uso de recursos (quaisquer que sejam eles, renováveis...