As ações do serviço social frente à violência contra idosos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2654 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
Foi realizada pesquisa bibliográfica cujo objetivo foi analisar e descrever a real situação das ações governamentais frente aos desafios enfrentados por pessoas da terceira idade e discutir o papel do assistente social frente à violência contra idosos. É obrigação do estado, garantir à pessoa idosa a proteção à vida, à saúde, mediante ações sociais públicas efetivas que permitam umenvelhecimento saudável e em condições de dignidade. Faz-se necessária uma intervenção segura quando preciso, na busca de melhor qualidade de vida para o idoso. Ao assistente social está incumbido a responsabilidade de detectar ameaças contra o idoso e fazer valer todos os seus direitos e deveres. O profissional de serviço social está capacitado promover seu bem-estar social, incentivar a cultura, aeducação e cuidar da saúde do idoso.

Palavras-Chave: assistente social, envelhecimento, políticas públicas


INTRODUÇÃO

Diante de todos os desafios, ganha corpo a importância das políticas públicas, a formação do assistencial social e a qualidade de vida do idoso.
Cuidar do idoso é doar atenção, amor e segurança. Permitir a democratização específica a essa faixa etária. Ébuscar uma abordagem integrada à defesa desses direitos, da justiça, proteção, acolhimento com obrigação da família, do governo, das universidades oferecendo um maior número de profissionais para cuidar dos idosos.
Estudos apontam que o idoso é uma das maiores vítimas de agressão doméstica, onde as famílias os excluem do convívio familiar e social. Minimizar esses impactos de violência é garantir apessoa idosa uma vida saudável, recuperando a auto-estima, a independência as necessidades básicas, de desejos, valorização e proteção.
No Brasil, verifica-se um processo evolutivo caracterizado por uma progressiva queda de mortalidade em todas as faixas etárias e, conseqüentemente cresce a expectativa de vida da população brasileira. Afinal, o que é velhice? Quando inicia? Biologicamente, oenvelhecimento é descrito como um estágio de degeneração do organismo. Pesquisas mostram que, a maioria dos idosos ao ultrapassarem a idade de 70 anos não apresentam uma boa qualidade de vida física e mental.
O Estatuto do Idoso na Lei nº 10.741 de 1º de outubro de 2003, no artigo 3º, afirma ser dever da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar ao idoso, com absolutaprioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária (BRASIL, 2003).
Considerando o acima exposto, os profissionais assistentes sociais favorecem a concretização desses cuidados de forma a promover a proteção a partir da sua prática comintenção de transformá-la.
Objetiva-se com essa revisão de literatura discutir o estado da arte relativa às políticas públicas e assistência social ao idoso.

AS POLÍTICAS PÚBLICAS

É obrigação do estado, garantir à pessoa idosa a proteção à vida, à saúde, mediante efetivação de políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade (Artigo 9º, Título II,p. 7).
Política é uma forma de atividade ou de práxis humana, e está ligada estreitamente ao conceito de poder (BOBBIO, 1993). Nessa perspectiva, o idoso precisa ter espaço para formar a cidadania, que participe do meio social, que construa como sujeito que tem necessidade, que precisa ser respeito, que seus direitos flua com respaldo na prática, dando retaguarda real, atendendo seus desejos.Estatísticas ainda afirmam que o número de pessoas idosas tem um aumento acelerado e que há 600 milhões de pessoas com 60 anos e em 2025 será de 1,2 bilhões.
Aos Aos deficientes, adaptando logradouros e edifícios, circular pelas ruas e os programas de valorização com garantia à educação, moradia, lazer e etc. vigorando na lei 10.048 de 08/11/2000.
Cuidar é uma atitude de amor e interesse por...
tracking img