As 7 igrejas da asia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6815 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As Sete Igrejas da Ásia Menor

Introdução
Cada uma das sete cartas que Jesus mandou que João escrevesse às Igrejas da Ásia, são dirigidas ao “anjo da igreja”, ou seja, ao pastor e consequentemente ao povo da igreja naquela cidade. Estas sete Igrejas, na providência de Deus, nos fornecem um modelo de todas as igrejas, de todas as épocas. As características daquelas igrejas, são poisencontradas em sete fases distintas de toda história da igreja na Terra; desde o pentecostes até a volta de Cristo à Terra. Assim como para aquelas cidades, as cartas contem elogios e repreensões para estas épocas da igreja através dos séculos.
O livro de apocalipse foi escrito em Patmos (Ap.1.9) , uma ilha rochosa e desolada situada no mar Egeu. Estava a vinte e quatro milhas (trinta e seis km) a oeste dacosta da Ásia Menor e quase setenta milhas (cento e cinco Km) a sudeste de Éfeso.
Se olharmos no mapa, descobrimos que a ordem em que as igrejas foram citadas forma um grande círculo. Por exemplo, quem estivesse em Éfeso e fosse visitar cada uma das 7 igrejas, na ordem em que são apresentadas no livro profético, inevitavelmente estaria andando em círculos. Isso prova que elas não foramescolhidas aleatoriamente.
Todas as condições espirituais e sociais de cada uma delas revelam um significado profético importante. Essas 7 igrejas representam 7 fases da igreja cristã na terra de sua criação até o Retorno de Cristo; representam 7 tipos de igrejas cristãs em toda a história do Cristianismo; e representam 7 tipos de cristãos existentes em todas as épocas.
Apostolo João

Marcos diz-nosque ele era irmão de Tiago, filho de Zebedeu (Mc 1.19). Diz também que Tiago e João trabalhavam com "os empregados" de seu pai (Mc 1.20).Alguns eruditos especulam que a mãe de João era Salomé, que assistiu a crucificação de Jesus   (Mc 15.40). Se Salomé era irmã da mãe de Jesus, como sugere o Evangelho de João (Jo 19.25), João pode ter sido primo de Jesus.
Jesus encontrou a João e a seu irmãoTiago consertando as redes junto ao mar da Galiléia. Ordenou-lhes que se fizessem ao largo e lançassem as redes. arrastaram um enorme quantidade de peixes - milagre que os convenceram do poder de Jesus. "E, arrastando eles os barcos sobre a praia, deixando tudo, o seguiram"(Lc 5.11)Simão Pedro foi com eles. João parece ter sido um jovem impulsivo. Logo depois que ele e Tiago entraram para o círculoíntimo dos discípulos de Jesus, o Mestre os apelidou de "filhos do trovão" (Mc 3.17).
Os discípulos pareciam relegar João a um lugar secundário em seu grupo. Todos os Evangelhos mencionavam a João depois de seu irmão Tiago; na maioria das vezes, parece, Tiago era o porta-voz dos dois irmãos. Paulo menciona a João entre os apóstolos em Jerusalém, mas o faz colocando o seu nome no fim da lista (Gl2.9).
Muitas vezes João deixou transparecer suas emoções nas conversas com Jesus. Certa ocasião ele ficou transtornado porque alguém mais estava servindo em nome de Jesus. "E nós lhe proibimos", disse ele a Jesus, "porque não seguia conosco" (Mc 9.38). Jesus replicou: "Não lhe proibais... pois quem não é contra a nós, é por nós" (Mc 9.39,40). Noutra ocasião, ambiciosos, Tiago e João sugeriram quelhes fosse permitido assentar-se à esquerda e à direita de Jesus na sua glória.
João foi o único apóstolo que se atreveu a permanecer ao pé da cruz, e Jesus entregou-lhe sua mãe aos seus cuidados (Jo 19.26-27). Ao ouvirem os discípulos que o corpo de Jesus já não estava no túmulo, João correu na frente dos outros e chegou primeiro ao sepulcro. Contudo, ele deixou que Pedro entrasse antes dele nacâmara de sepultamento (Jo 20.1-4,8) .Se João escreveu, deveras, o quarto Evangelhos, as cartas de João e o Apocalipse, ele escreveu mais texto do NT do que qualquer dos demais apóstolos.
Não temos motivo para duvidar de que esses livros não são de sua autoria.
Diz a tradição que ele cuidou da mãe  de Jesus enquanto pastoreou a congregação em Éfeso, e que ela morreu ali. Preso, foi levado a...
tracking img