AS 5 FORÇAS COMPETITIVAS DE MICHAEL PORTER

324 palavras 2 páginas
As Cinco Forças de Michael Porter
As cinco forças competitivas de Porter é uma ferramenta da administração que permite avaliar se o segmento da empresa ou idéia está em um mercado competitivo ou não, essa avaliação serve para mostrar se a empresa pode ou não pode ter boas margens de lucro nesse segmento e Porter acredita que as cinco forças que podem tornar o negócio menos lucrativo.
São elas:

Poder de Barganha dos Fornecedores
É o quanto os fornecedores conseguem negociar com a empresa, reduzir a margem, ou seja, o quanto mais caro os fornecedores conseguem vender para as empresas, sem que possa ser repassado para os clientes, afetando diretamente a lucratividade do setor.
Ameaça de produtos substitutos
São produtos que acabam compensando um ao outro, ou seja, são aqueles que fazem a mesma coisa que o produto do setor faz. Exemplo: Uma barraca de cachorro quente e uma barraca de pastéis, ambas trabalham para a mesma finalidade que é saciar a fome de seus clientes, porém não é o mesmo produto. Essa ameaça acaba limitando o preço de venda do produto, pois só pode aumentar até certo ponto ou os clientes abandonam o produto por um substituto.
Rivalidade entre Concorrentes
Que é necessariamente uma rivalidade entre empresas que atuam diretamente com o mesmo produto e é considerada a mais significativa das cinco forças.
O Poder de Barganha dos Clientes
Isso está relacionado à quantidade de opções que os clientes têm ou o quanto eles acham importante consumir o produto.
Ameaças de Novos Entrantes
É quando é fácil for abrir um negócio igual ao pretendido, se for muito fácil abrir um negócio igual, maior será a ameaça de novos entrantes, quando o conhecimento do negócio for exclusivo da empresa praticamente não haverá ameaça alguma de novas empresas entrarem no mercado.

Relacionados

  • Maximiano Antonio Cesar Amaru
    185421 palavras | 742 páginas