As 5 forças de porter - varig

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A ‘Estrela Brasileira’ caiu diante da constelação da concorrência.
As Cinco Forças de Michael Porter.

Fundada pelo imigrante alemão Otto Ernst Meyer juntamente com personalidades do Rio Grande do Sul como Alberto Bins, Artur Bromberg, Waldemar Bromberg, Emílio Gertum, Jorge Pfeiffer, Ernst Rotermund, Rudolph Ahronsano em 1927 em um encontro da Associação Comercial de Porto Alegre, aVarig foi a primeira companhia aérea do Brasil. Operou durante décadas em rotas nacionais e internacionais, sempre com sucesso, inclusive tornando-se membro da “Star Alliance”, a primeira e maior aliança de companhias aéreas do mundo.
Aqui vamos definir como a maior companhia aérea do Brasil e América Latina, um sinônimo de sucesso, fracassou diante de seus concorrentes, fato esse, causadopela má administração. Também veremos como as cinco forças de Michael Porter quando bem aplicadas, poderiam ter salvou da falência esse ícone da aviação mundial.

A ‘Estrela Brasileira’ caiu diante da constelação da concorrência.

Nos seus últimos 30 anos, devido a sua má administração, a Varig se tornou um verdadeiro “cabide de empregos”. Sendo que durante seus últimos quinze anos aempresa apresentou balanços financeiros negativos, acumulando dívidas de mais de sete bilhões de reais. Todo esse cenário acabou por inflamar uma grande crise na empresa, agravando-se principalmente, após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, o que causou uma grande refração em todo o setor aéreo e consequentemente, sua falência.

Em busca de uma solução, culminaram-se diversastentativas de fusões, leilões e acordos que, diga-se de passagem, mal sucedidos. Até que em 9 de abril de 2007, a empresa foi adquirida por outra companhia aérea brasileira, a Gol Transportes Aéreos, companhia presidida por Constantino de Oliveira Júnior, herdeiro do grupo mineiro Áurea, um dos maiores grupos de transporte de passageiros do Brasil.

Tomando como base o Modelo das Cinco Forças deMichael Porter, analisamos alguns dos fatores ocorridos nos últimos anos da Varig. Fatores esses, que a levaram à falência e posteriormente, a sua venda para Gol.

As Cinco Forças

O Modelo das Cinco Forças foi concebido por Michael Porter em 1979. Trata-se de um modelo para análise da competição entre empresas que considera cinco fatores, ou “forças competitivas”, que devem serestudadas para desenvolver uma estratégia empresarial eficiente, ou simplesmente, um pensamento estratégico.

Sendo assim, analisaremos a crise sofrida pela Varig sob a visão das “Cinco Forças de Michael Porter”.

1. Rivalidade entre concorrentes.

Como dito anteriormente, após os ataques terroristas em 2001, o setor aéreo mundial sofreu uma grande refração. Com isso, as empresastiveram que encontrar alternativas (saídas estratégicas) para manter seus negócios sustentáveis. Entretanto, a Varig tinha uma péssima administração e não atentou para as ações da concorrência, perdendo a liderança do mercado de voos domésticos para sua principal concorrente, a TAM.

Um exemplo claro da ineficiência para enfrentar a concorrência, foi dado pela Varig no ano de 2003. Enquantosua principal concorrente, a TAM, possuía quatro tipos de aeronaves em sua frota, a Varig, naquele ano, possuía sete, o que implicava em maior custo de manutenção, logística e treinamento de tripulação. Além disso, o gasto da empresa com assento (por 1000 km voados) era de 201 reais, contra 193 reais da TAM, e mesmo a TAM tendo uma tarifa média (por 1000 km) mais alta, que era de 344 reais, contra335 reais da Varig, ainda assim, a Varig perdia em participação de mercado, tendo naquele mesmo ano, 30,2%, contra 33,2% da concorrente.

Enquanto a concorrência trabalhava para manter a qualidade, reduzindo custos e aumentando cada vez mais a produtividade, a Fundação Rubem Berta (FRB), detentora e controladora do Grupo Varig, insistia em sua forma de administrar a Varig, e não reduzia...
tracking img