FACULDADE DE VINHEDO

Resumo do texto de Michael Porter
Administração em Recursos Humanos – Profª Mara Netto

5º Sem. ADM
VINHEDO
2011
No texto, Porter apresenta uma metodologia bem crítica para que se compreendam as indústrias e a concorrência para a formulação de uma estratégia competitiva global (não só responde ao meio ambiente, mas também tenta modelar este meio ambiente em favor de uma empresa). De acordo com ele, as cinco forças competitivas são: A entrada de novos concorrentes, a ameaça de substitutos, o poder de negociação dos compradores, o poder de negociação dos fornecedores e a rivalidade entre os concorrentes existentes.
E cada uma das cinco forças, significa:

* Novos entrantes: Empresas que entram no mercado querendo uma fatia de determinado setor. Caso haja barreiras de entradas que possam dificultar a sua inserção, fica mais difícil a sua fixação no mercado. Exemplo de barreiras: Diferenciação do produto, ou seja, o que o produto tem de melhor que odo concorrente, e a identidade da marca.

* Fornecedores: O poder de negociação dos fornecedores determina os custos dos insumos de matéria-prima. Eles são uma fonte de poder. Fornecedores podem recusar-se a trabalhar com a empresa, ou , por exemplo, cobrar preços excessivamente elevados para recursos únicos.

* Substitutos: A existência de produtos (bens e serviços) substitutos no mercado, que analisados, desempenham funções equivalentes ou parecidas é uma condição básica de troca que pode afetar e muito as empresas.

* Compradores: Os clientes exigem mais qualidade por um menor preço de bens e serviços. Também competindo com a indústria, forçando os preços para baixo. Assim jogando os concorrentes uns contra os outros, procurando obter a melhor oferta.

* Rivalidade entre concorrentes: Para a maioria das indústrias, esse é o principal determinante da competitividade do mercado. Às vezes rivais competem agressivamente, não só em relação ao preço do produto, [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 03). As 5 forças de michael porter. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-5-For%C3%A7as-De-Michael-Porter/6244.html

MLA

"As 5 forças de michael porter" TrabalhosFeitos.com. 03 2011. 2011. 03 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-5-For%C3%A7as-De-Michael-Porter/6244.html>.

MLA 7

"As 5 forças de michael porter." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2011. Web. 03 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-5-For%C3%A7as-De-Michael-Porter/6244.html>.

CHICAGO

"As 5 forças de michael porter." TrabalhosFeitos.com. 03, 2011. Acessado 03, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/As-5-For%C3%A7as-De-Michael-Porter/6244.html.