As 3 leis de newton

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1806 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Introdução

Isaac Newton nasceu em Londres, no ano de 1643, e viveu até o ano de 1727. Cientista, químico, físico, mecânico e matemático, trabalhou junto com Leibniz na elaboração do cálculo infinitesimal. Durante sua trajetória, ele descobriu várias leis da física, entre elas, a lei da gravidade.
Dentre muitas de suas realizações escreveu e publicou obras que contribuíramsignificativamente com a matemática e com a física. Além disso, escreveu também sobre química, alquimia, cronologia e teologia, este trabalho explica as 3 (três) principais leis da física de Isaac Newton bem como a Lei da Gravitação Universal de Newton e o Principio da transmissibilidade.

2 I Lei de Newton (Lei da Inércia)

Primeira Lei de Newton, ou Princípio da Inércia, pode ser definida da seguintemaneira: “Quando a resultante das forças que atuam sobre um corpo for nula, esse corpo permanecerá em repouso ou em movimento retilíneo uniforme”.

Isto quer dizer que quando um corpo está em repouso, terá tendência a continuar em repouso, assim como um corpo em movimento permanecerá em movimento, até que uma outra força atue sobre eles.

Os corpos possuem inércia, que consiste em poderresistir à mudança de seu estado de movimento. Isso significa que para alterar a velocidade de um corpo é necessário aplicar uma força sobre ele, ou seja, os corpos possuem uma resistência à mudança de velocidade. Por isso podemos dizer que a Primeira Lei de Newton pode ser denominada Lei da Inércia.

Quanto maior a massa de um corpo maior a sua inércia, isto é, maior é sua tendência de permanecer emrepouso ou em movimento retilíneo e uniforme, portanto, a massa é a constante característica do corpo que mede a sua inércia.

2.1 Exemplo 1
Quando andamos a cavalo e o animal dá um “arranque”, nosso corpo tende a manter seu estado de repouso, portanto somos projetados na direção inversa à que o cavalo estiver se movimentando; da mesma forma, quando o cavalo pára de uma vez, nosso corpo tende acontinuar o movimento, por isso somos projetados na direção em que se estava anteriormente.

2.2 Exemplo 2
Quando uma pessoa está dentro de um ônibus em movimento e de repente o ônibus dá uma freada brusca, o que acontece com a pessoa? Com certeza ela irá ser “empurrada” para a direção em que o ônibus estava andando. Essa propriedade física se chama inércia, ou seja, é a tendência natural queos corpos possuem em manter velocidades constantes, de permanecerem como estão.
[pic]

3 2ª LEI DE NEWTON ou Princípio Fundamental da Mecânica

A primeira lei explica o que acontece com um corpo quando a resultante (soma vetorial) de todas as forças externas que atuam sobre ele é zero: o corpo pode tanto permanecer em repouso quanto continuar movendo-se em linha reta com velocidadeconstante. A segunda lei explica o que acontece com um corpo quando aquela resultante não é zero.
Imagine que você está empurrando um caixa sobre uma superfície lisa (pode-se desprezar a influência de qualquer atrito). Quando você exerce certa força horizontal F, a caixa adquire uma aceleração a. Se você aplicar uma força 2 vezes maior, a aceleração da caixa também será 2 vezes maior e assim pordiante. Ou seja,a aceleração de um corpo é diretamente proporcional à força resultante que atua sobre ele.
Entretanto, a aceleração de um corpo também depende da sua massa. Imagine, como no exemplo anterior, que você aplica a mesma força F em um corpo com massa 2 vezes maior. A aceleração produzida será, então, a/2. Se a massa for triplicada, a mesma força aplicada irá produzir uma aceleraçãoa/3. E assim por diante. Quando a massa é dada em kg e a aceleração, em m/s2, a unidade de força será kg.m/s2, chamada de Newton (N).

3.1 Exemplo 1

É fácil perceber que, se quisermos acelerar um corpo, por exemplo, desde o repouso até 30Km/h em um intervalo de tempo de 30s, a intensidade da força que teremos de aplicar dependerá da massa do corpo. Se, por exemplo, o corpo for um carro, é...
tracking img