As 3 leis de newton

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1336 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Lei da inércia ou primeira lei de Newton
Newton com base nas idéias de Galileu estabelece a primeira lei do movimento, também conhecida como Lei da Inércia:
"Quando a resultante das forças que atuam sobre um corpo for nula, esse corpo permanecerá em repouso ou em movimento retilíneo uniforme"

Por outras palavras, isto quer dizer que, se qualquer coisa está em repouso, terá tendência acontinuar em repouso, até que alguma força atue sobre esse corpo. Por outro lado, se estiver em movimento, terá também tendência a continuar o seu movimento, até que uma força atue sobre si.

Quanto maior for a massa de um corpo, maior será a sua tendência para manter a sua velocidade. A esta propriedade chamamos inércia.
A expressão "resultante das forças que atuam sobre um corpo for nula" ésinônimo de equilíbrio.

Esse equilíbrio pode manifestar-se de duas formas:

Quando a força que atua sobre o corpo é nula (Fr=0) => A aceleração é zero => equilíbrio (pode ser estático ou dinâmico)

O equilíbrio é estático => Repouso (velocidade zero)
O equilíbrio é dinâmico => Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) (velocidade constante e diferente de zero)

EXEMPLO 1- Quando um carrose movimenta numa estrada reta com velocidade constante, ao entrar numa curva, ele tende, por sua inércia, a manter a velocidade constante e, portanto sair pela tangente à curva. Para efetuar a curva, os pneus são dispostos de forma a receber do solo uma força capaz de variar a direção da velocidade, como podemos ver na figura abaixo.




EXEMPLO 2- O exemplo mais simples, do ponto de vistada observação da inércia dos corpos, é aquele dos passageiros num veículo. Quando o veículo é brecado, os passageiros tendem a manter-se no seu estado de movimento. Por isso, as pessoas "vão para a frente" do ônibus quando este é brecado. Na realidade, a mudança do estado de movimento é apenas do ônibus. Os passageiros simplesmente tendem a manter-se como estavam. Da inércia resultam os ferimentosem acidentes no tráfego.





2ª Lei de Newton ou Lei Fundamental da Dinâmica

A lei fundamental da dinâmica descreve o comportamento de um corpo quando sobre ele atua uma forçaconstante ou um sistema de forças cujo resultante é diferente de zero.
É uma das leis mais importantes da física e dela derivam todas as outras leis da mecânica.
Segundo a lei fundamental da dinâmica quanto maiorfor a força que atua sobre um corpo, maior será avariação da velocidade experimentada por ele, num dado intervalo de tempo. Assim, a resultante das forçasque atuam sobre o corpo está diretamente relacionada com a aceleração que ele adquire, uma vez que aaceleração é definida como o quociente entre a variação da velocidade e o intervalo de tempo.
A lei fundamental da dinâmica afirma que aaceleração adquirida por um corpo é diretamente proporcional àintensidade da força resultante que atua sobre o corpo, apresentando a mesma direção e sentido dessaforça e é inversamente proporcional à sua massa.
Sendo a resultante das forças aplicadas e a aceleração diretamente proporcionais, o gráfico que asrelaciona será um segmento de reta que passa pela origem dos eixos coordenados.
A constante deproporcionalidade da relação entre a resultante das forças aplicadas e a aceleração émassa inercial, ou mais simplesmente designada por massa.
A expressão matemática que traduz a lei fundamental da dinâmica é dada por:
FR = m ´ a, onde FR é a força resultante aplicada, m a massa do corpo e a aceleração adquirida pelocorpo.
A unidade de força do Sistema Internacional de Unidades (S.I.) é onewton, cujo símbolo é N. Um newtonrepresenta a intensidade da força que é capaz de imprimir uma aceleração de um metro por segundoquadrado, na mesma direção e sentido da força, a um corpo de massa um quilograma.
Quando se aplica a mesma força a corpos com massas diferentes, a aceleração é tanto maior quantomenor for a massa do corpo.


EXEMPLO 1- Se considerarmos um bloco de massa m1 apoiado...
tracking img