As 22 leis de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1051 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS SIMONSEN
José Arantes Junior
Regina Lucia Ribeiro e Silva
Rodrigo de Souza Pereira
Valdirene Villa dos Santos










As 22 Consagradas Leis do Marketing















Rio de Janeiro
Novembro / 2010
José Arantes Junior – 201081002
Regina Lucia Ribeiro e Silva – 201081107
Rodrigo de Souza Pereira – 201081167
Valdirene Villa dosSantos – 201010094









Trabalho apresentado
em cumprimentos das exigências
da disciplina Marketing Básico,
do curso de Administração.














Professor Alessandro Marinho
Rio de Janeiro
Novembro / 2010
As 22 Consagradas Leis do Marketing


1- Lei da Liderança - É muito melhor ser o primeiro na mente do consumidor do que tentar convencer alguém a mudar paraoutro produto, ainda que este, seja melhor.
Ex: Podemos ter refrigerantes saborosos, mas a Coca-Cola sempre será a primeira.

2- Lei da Categoria - Se não é possível ser o primeiro em determinada categoria, deve-se inventar outra a fim de tornar-se pioneiro.
Ex: A terceira pessoa a atravessar o Oceano Atlântico em vôo solo foi Amélia, estabelecendo assim, uma nova categoria, se tornando aprimeira mulher a atravessar o Oceano Atlântico em vôo solo.

3- Lei da Mente - É melhor ser o primeiro na mente do que o primeiro no mercado, a lei da mente modifica a lei da liderança.
Ex. Pedindo uma Coca quando se quer um refrigerante, um Tylenol quando se esta com febre.

4- Lei de Percepção - Determina a popularidade de um produto / serviço e o que as pessoas pensam sobre ele.
Ex: A Hondaexporta mais carros do que vende no Japão, porque ela começou fabricando moto e os japoneses não querem comprar carro de uma empresa de moto.

5- Lei do Foco - Baseia-se num ponto forte para se fixar na mente das pessoas, este ponto é uma palavra que associa o produto à mente das pessoas.
Ex: Mercedes, BMW.

6- Lei da Exclusividade – Não se deve utilizar uma palavra ou frase que já éutilizada pelo concorrente, já que esta frase ou palavra já está associada a um produto / serviço. É importante criar algo único e exclusivo.



7- Lei da Escada - Se o produto / serviço é o primeiro, deve-se brigar para conseguir uma posição melhor na mente dos consumidores. Há uma hierarquia na mente que os consumidores utilizam para tomar decisões, mas lembrando que o consumidor só aceita novosdados que seja consistente com a sua opinião, ignorando as futilidades.

8- Lei da Dualidade – Para as novas categorias de produtos / serviços, regularmente existem vários degraus na escada; porém, com o passar do tempo, se converte inevitavelmente em uma luta entre dois competidores principais.

9- Lei do Oposto - O produto / serviço deve ver a fraqueza do primeiro para entrar na briga, semesquecer que dependendo de como ele entre pode ajudar no crescimento do outro. Por isso, dependendo da abordagem, não tente ser melhor, tente ser diferente.

10- Lei da Divisão - É a divisão do mercado em novas categorias. IMPORTADO/NACIONAL, CLÁSSICO/POPULAR, GRANDE/MÉDIO/PEQUENO .
Algumas empresas tiveram o “Tino” de se modificar e também se dividiram para continuar na briga do mercado, algumasse deram bem outras não, é o caso da VW, ela é líder em carros populares mais não em clássicos, pois seu nome não é associado a clássico e sim a popular. A Honda criou um novo nome e conseguiu uma grande fatia nos carros clássicos e continuou forte nos populares.

11- Lei da Perspectiva - Tem efeito estimulante em curto prazo e depressivo em longo prazo. Uma liquidação de uma loja vende, maisdepois o preço volta ao normal e geralmente não vende, a curto prazo a venda aumenta os negócios.

12- Lei da Extensão de Linha - É a lei mais desobedecida pelas empresas, e é uma desobediência feita naturalmente pelas empresas cada vez mais. Um dia, uma empresa está concentrada em um único produto bastante rentável, no dia seguinte a mesma empresa quer abarcar muitos produtos e está perdendo...
tracking img