As 22 consagradas leis de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7090 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AS 22 CONSAGRADAS LEIS DO MARKETING

A elaboração de uma seqüência sobre marketing está começando: São 22 princípios chamados "Leis Consagradas do Marketing." São leis básicas que regulam o sucesso e o fracasso no mercado. Estar no mercado e não conhecê-las é como estar no escuro sem uma lanterna! Em função disso, aí vai!!!

1. A LEI DA LIDERANÇA
Seja o primeiro, antes até de ser o melhor. Émuito fácil penetrar na mente primeiro do que tentar convencer alguém a mudar para um produto melhor do que aquele que penetrou primeiro na mente. Aplica-se a todos os produtos, todas as marcas, todas as categorias. Alguns primeiros, não passam de idéias ruins que nunca darão em nada. É provável que Frosty Paws, o primeiro sorvete para cães, alcance o sucesso. São os proprietários que compram eestes acham que os cães não precisam de sorvete especial. Nem todo primeiro produto alcança o sucesso. É importante Ter senso de oportunidade para não chegar tarde demais.
As pessoas tendem a apegar-se ao que possuem. Para fazer uma troca, tem que valer a pena. Uma das razões pelas quais a primeira marca tenda a manter a liderança é o nome tornar-se "genérico". A "Xerox", a primeira copiadora,passou a dar nome a todas as copiadoras. As pessoas dizem: "Como eu faço para tirar um xerox?". Quantas pessoas pedem fita adesiva em vez de Durex?
Não só em geral a primeira marca torna-se líder, como também a ordem das vendas das marcas de surgimento é a mesma de seus lançamentos. Se o segredo é chegar a mente primeiro, em que estratégias empenham-se muitas empresas? A do produto melhor.Independente da realidade, as pessoas percebem o primeiro produto a penetrar-lhes na mente como sendo superior. O marketing é uma batalha de percepções, não de produtos.
Se você é o segundo na mente das pessoas, estará fadado a definhar? Não necessariamente. Existem outras leis que podem compensar esta perda.

2. A LEI DA CATEGORIA
Se não for o primeiro, crie uma nova categoria para ser o primeiro. Aolançar um novo produto, a primeira pergunta a fazer é: "Primeiro em quê?". Ou seja, em que categoria este novo produto é o primeiro? Isso é ao contrário ao marketing tradicional, que é orientado para a marca.
O que fazer para as pessoas preferirem a minha marca? Esqueça a marca. Pense em categorias. Quando se trata de marca, os possíveis clientes ficam na defensiva. Todos se interessam pelo que énovo. Pouca gente interessa-se pelo que é melhor.
Quando você é o primeiro em uma nova categoria, promova a categoria. Em essência, você não tem concorrência. A Digital Equipament, por ex., explicou aos clientes em perspectiva por que deveriam comprar um minicomputador, não um minicomputador DEC.
Em sua maioria, as empresas são orientadas para a marca. Pensam marcas, falam marcas e promovemmarcas, quando deveriam concentrar-se em categorias. Pergunte a si mesmo: Em que categoria podemos se os primeiros a entrar? Depois de ter inventado uma categoria, pode despender todos os esforços para promover os méritos da categoria. Você é o líder e pode refastelar-se e gozar todos os benefícios da liderança.

3. A LEI DA MENTE
Se o marketing é uma batalha de percepção, não de produto, então amente tem precedência no mercado. Quando alguém tem uma idéia que acredita que irá revolucionar um ramo industrial, tem que colocar a idéia ou conceito na mente do cliente em perspectiva. A solução convencional para o problema é "dinheiro". Isto é, os recursos para planejar e construir organizações de produtos ou serviços, mais os recursos para dar entrevistas coletiva à imprensa, comparecer aexposições, publicar anúncios e realizar programas de mala direta (A Lei de Recursos). Ser o primeiro na mente é tudo em marketing.
Infelizmente, a resposta à todas as perguntas de marketing não é dinheiro. Depois que outro entra na mente de seu cliente em perspectiva, dinheiro não é o bastante para tomar posição dele. A coisa mais inútil que se pode fazer em marketing é tentar mudar a mente...
tracking img