As 10 pragas do egito e os 04 grupos...

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUATRO GRUPOS
HOMILÉTICA PREGAÇÃO EXPOSITIVA



















Helio Ayade de Freitas



















Mesquita
STNB - Seminário Teológico Nazareno do Brasil
Pólo Rio de Janeiro / Baixada


AS 10 PRAGAS E OS PARTIDOS











por

HELIO AYADE DE FREITAS











Trabalhoapresentado à professora Elaine Augusta na disciplina Homilética Pregação Expositiva














Seminário Teológico Nazareno do Brasil
Pólo Rio de Janeiro / Baixada
1º Módulo de 2012

APRESENTAÇÃO


AS DEZ PRAGAS, COMO ACONTECERAM E QUEM ERAM OS PARTIDOS OU GRUPOS HERODIANOS, SADUCEUS E ESCRIBAS E NO QUE ELES ACREDITAVAM?



Estas terríveis pragas tiveram por fim levarFaraó (Faraó, era o título dado ao monarca do Egito) a reconhecer e a confessar que o Deus dos hebreus era supremo, estando o seu poder acima da nação mais poderosa que era então o Egito (Êxodo 09: 16; 01Sm 04: 08) cujos habitantes deveriam ser julgados pela sua crueldade e grosseira idolatria.

Por outro lado, em outro período em que ocorreram as divergências doutrinárias e consequentemente osurgimento dos vários grupos religiosos judeus sucedeu no período após o exílio babilônico, observamos que o exílio, que pode ser visto como castigo ou a recompensa da desobediência a Deus, fez com que o povo enxergasse seus constantes erros.

Diante do retorno do exílio e da lição aprendida, o povo se encontrava em um dilema, duvidas surgem.
O que fazer para não acontecer novamente tamanhomal?
Este dilema foi culminante para surgir duas tendências que seriam teses de como proceder diante de Deus e não errar mais. Delas surgem os Sadoquitas e Assideus, que não eram grupos estruturados, mas ideias que se opõe para defender qual tese Deus aprovariam e qual não aprovaria.
Com o desenrolar da história, dos Assideus um racha dá fim a este grupo e deles surgem dois novos grupos que seorganizam. Deles surgem os Essênios, uma ala mais radical e os Fariseus, parte integrante do fruto de nosso estudo, que futuramente seria reconhecido como o maior e mais organizado grupo judeu de seu tempo.
Os Sadoquitas darão inicio ao grupo dos Saduceus, a alta classe sacerdotal, que usufruirá o poder por longo tempo entre os judeus.
Diferentemente dos fariseus, um grupo bem popular, osSaduceus não faziam questão deste titulo; era um grupo bem fechado que não fazia questão da popularização de seu grupo.
Dos Fariseus, após outra divisão novos grupos surgem entre eles os zelotes que eram reconhecidos como um grupo rebelde, de revolucionários, estes imaginavam que o Messias, esperado por todos, viria mediante a uma ação deles de revolução contra os considerados inimigos, romanos egregos.
Surgem também os Herodianos, por muitos, não reconhecidos como um grupo religioso organizado, mas uma ala de esquerda saducéia. Para nós há diferenças de seu predecessor, os Saduceus, que os classificam com um grupo.
E em torno desses três grupos fariseus, herodianos e os Saduceus, é que gira toda história narrada.
É isso que quero com o trabalho: “esclarecer a diferença dos fariseus,herodianos e os Saduceus, tornando conhecidos esses grupos sem é claro, esquecer também os escribas”.


1. INTRODUÇÃO.
[pic]




Depois mandaram que alguns fariseus e alguns membros do partido de Herodes fossem falar com Jesus a fim de conseguirem alguma prova contra ele.




Os Herodianos eram partidários de Herodes, o grande, rei da Judéia, designado pelo Senado Romano 40 anosantes de Cristo. Foi Herodes quem mandou matar todos os membros da família real dos Macabeus, sua mulher Mariane e seus dois filhos, e todos os meninos com menos de 02 anos de idade, na cidade de Belém, quando Jesus nasceu. Após sua morte, seu filho, Herodes Antipas, o sucedeu. E em caráter, não foi melhor que seu pai. Apesar de ter se casado com uma princesa da Arábia, ele a repudiou e tomou a...
tracking img