Artróphodes

864 palavras 4 páginas
Arthropoda
Os artrópodes (ou Arthropoda), são um filo de animais invertebrados, que possuem exoesqueleto e pares de membros articulados, cujo número varia de acordo com a classificação.
Os artrópodes habitam praticamente todos os tipos de ambientes no planeta. Mesmo nos lugares mais inóspitos e sob temperaturas baixíssimas, como nas geleiras da Antártida, é possível encontrar a presença dos artrópodes. Alguns dentre a classe dos insetos, representam os únicos invertebrados que possuem a capacidade de voar. Também se encontram seres com características parasiticas e outros com características simbióticas. Muitos destes animais estão diretamente ligados ao homem, seja por serem utilizados como alimento, ou por causarem prejuízos a saúde e na agricultura.
Os artrópodes têm membros articulados; o corpo segmentado, envolvido num exoesqueleto de quitina. Os membros estão especializados para a alimentação, para a percepção sensorial, para defesa e para a locomoção.O exoesqueleto é uma camada de quitina que reveste externamente todo o corpo dos artrópodes. Ele apresenta placas articuladas e contínuas. A presença de fenol na placa a deixa mais rígida e com a cor mais escura.
Independente de suas divisões as características principais de todos os Artrópodes são:
Corpo segmentado;
Membros articulados;
Presença de exoesqueleto;
Trocas de exoesqueto até a vida adulta.
Os artrópodes são classificados em subfilos chamados:
Trilobitomorpha;
Trilobitas;
Crustacea
Lagostas;
Carangueijos;
Hexapoda;
Formigas;
Borboletas;
Baratas;
Chelicerata;
Aranhas;
Ácaros;
Escorpiões;
Myriapoda;
Centopeias

Trilobitomorpha
As trilobitas são artrópodes do período Paleozóico, conhecidos apenas por registro fóssil, e são os únicos artrópodes classificados no subfilo Trilobitomorpha.
Os trilobitas possuíam um exoesqueleto de quitina que, na zona dorsal, era impregnado de carbonato de cálcio, o que lhes permitiu deixar abundantes fósseis. Seu exoesqueleto era dividido,

Relacionados

  • Parasito Em Pratica 1
    1521 palavras | 7 páginas