Artroplatia e debridamento de queimaduras

2095 palavras 9 páginas
CTEC- Centro de formação tecnológica de Minas Gerais

ENFERMAGEM CIRÚRGICA
ARTROPLATIA E DEBRIDAMENTO DE QUEIMADURAS

3º Modulo/ noturno
Professor: Adão Eudes
Alunas:
Carla Cristina Angélica Soares
Jessica Gomes

INTRODUÇÃO
Este trabalho visa conhecermos como é realizada a artroplastia e as intervenções da enfermagem em todo processo cirúrgico desde o pré-operatório a todas as fazes do pós-operatório.
O QUE É ARTROPLASTIA
Artroplastia é o nome dado à cirurgia de substituição de uma articulação (junta), quando existe um desgaste da cartilagem. Quadril é a articulação entre a coxa e a bacia. A Artroplastia é Total quando a substituição é feita na cabeça do fêmur (osso da coxa) e também na bacia. Pode ser parcial, quando é substituída apenas a cabeça do fêmur.
A Artroplastia Total de Quadril substitui a articulação dolorosa por próteses tanto de metal como de polietileno de alta densidade, como também por outros materiais como cerâmica, por exemplo. Esses componentes fixam-se aos ossos com ou sem cimento acrílico, igual ao dos dentistas, dependendo do caso, existe alguns tipos de prótese não necessitam o cimento, e fixam-se diretamente no osso por causa de seu formato.
A cirurgia é muito segura e confiável. Nos últimos 35 anos, o uso desses procedimentos tem crescido bastante, proporcionando alívio da dor e melhora na qualidade de vida para milhões de pacientes. Entretanto, a decisão de realizar a artroplastia total do quadril deve ser discutida entre paciente, sua família e seu ortopedista, após uma avaliação inicial.
Os benefícios desta cirurgia são: * Redução expressiva da dor na maioria dos pacientes (95 a 98%); * Redução da rigidez com o movimento próximo ao normal; * Aumento da capacidade e da distância de caminhada; * Melhora expressiva da capacidade para realizar a maioria das atividades de vida diária.
Este procedimento cirúrgico, porém, tem seus riscos: * Perda grande de sangue, podendo ser necessária transfusão

Relacionados