Artrolastia

266 palavras 2 páginas
artroplastia total de quadril é uma técnica cirúrgica que tem por objetivo recuperar as funções de uma articulação defeituosa, com a implantação de próteses para substituir a cabeça do fêmur e o acetábulo. Costuma ser indicada nos casos de artroses dolorosas em grau avançado e de algumas fraturas do colo do fêmur.

A artrose, por sua vez, é uma degeneração da cartilagem inter-articular. Pode ter várias causas, provoca dor e restrição de movimentos. É uma patologia crônica progressiva, não tem cura, mas existem algumas maneiras de retardar seu agravamento. De acelerar também.

Eu tinha uma artrose classificada como de grau 4, o nível mais severo de todos. Meu problema teve origem com uma luxação de quadril provocada por um acidente de automóvel (no século passado), associada a uma pequena fratura. De acordo com um dos médicos que consultei, com o tempo seria praticamente inevitável a instalação de um quadro de artrose.

Em novembro, depois de muito pensar, de muita insegurança e de muita hesitação, resolvi encarar a cirurgia. Completa hoje 7 semanas. A recuperação vai muito bem, obrigada. Faço hidroterapia diariamente, estou liberada para dirigir, já posso pisar quase normalmente (ainda com auxílio de uma muleta) e não estou tomando nenhum remédio. Dor zero. Até agora sucesso total.

Estou registrando isso no blog porque, quando precisei, não tive com quem trocar figurinhas e senti muita falta. Não sou médica nem especialista da área de saúde. Minha experiência se resume à minha vivência pessoal. Mas fica o depoimento e a disponibilidade. Se alguém quiser conversar sobre o assunto com mais detalhes, é só chegar.

Atualização

Relacionados