Artrografia e pneumoartrografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (666 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Artrografia e Pneumoartrografia

A artrografia é exame dos espaços articulares com injeção de contraste, pode ser feita em todas as grandes e em muitas das pequenas articulações do corpo. Pode-seinjetar material radiopaco e ar, freqüentemente ambos, pneumoartrografia, o que é seguido da radiografia simples ou da TC Esta técnica tem a vantagem de proporcionar realce de contraste e permitir aamostragem de líquido no espaço articular. Contudo, esses exames são invasivos e só mostram a parte interna do espaço articular. A capacidade da RM em fornecer a imagem completa da medula óssea, dostecidos moles, da cartilagem articular, do menisco e do espaço articular fez com que ela substituísse a artrografia do joelho, do ombro, do quadril e da articulação temporo-mandibular na maioria dasaplicações. A artrografia simples também é freqüentemente substituída pela RM quando há necessidade de estudo por imagens de articulações menores.
A artrografia ainda é usada no diagnóstico de lesõescomplexas, na identificação de copos livres intra-articulares e na lesão da cartilagem articular. O exame requer conhecimento da estrutura anatômica da articulação normal e atenção para as soluções decontinuidade das margens, falhas de enchimento e inibição da cartilagem anormal pelo contraste. O extravasamento de contraste para cavidades articulares distintas no ombro e no punho permite odiagnóstico da ruptura articular.

Pneumoartrografia do joelho
A articulação do joelho propriamente dita é uma grande articulação complexa que envolve basicamente a articulação entre o femur e a tíbia, aarticulação tibio-femoral. A articulação patelo-femoral também é parte da articulação do joelho na qual a patela articula-se com a superfície anterior da porção distai do fêmur.
Os quatro ligamentosdo joelho são: Os ligamentos cruzados anterior e posterior e os ligamentos colaterais tibial e colateral fibular.
Articulação Tibio-fibular proximal - a fíbula proximal não faz parte da articulação...
tracking img