Artrite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARTRITE REUMATÓIDE

Resumo:
A artrite é uma doença autoimune que caracterizada por poliartrite periférica, simétrica, que leva à deformidade e à destruição das articulações por erosão do osso e cartilagem. Afeta mulheres duas vezes mais do que os homens e sua incidência aumenta com a idade. Em geral acomete grandes e pequenas articulações em associação com manifestações sistêmicas comorigidez matinal, fadiga e perda de peso. Quando envolve outros órgãos, a morbidade e a gravidade da doença são maiores, podendo diminuir a expectativa de vida em cinco a dez anos.
Palavras-chave:artrite reumatoide, patologias auto imune, tratamento para artrite

INTRODUÇÃO
Não há uma definição consensual para artrite reumatóide (AR) inicial. A maioria dos autores valoriza a duração dos sintomas,sendo mais frequentemente mencionado o período de menos de três meses a um ano. A possibilidade da AR deve ser considerada com base na presença de sinovite persistente, afetando pelo menos três articulações, ou sensibilidade à compressão das metacarpofalangeanas ou metatarsofalangeanas ou rigidez matinal de pelo menos 30 minutos. Esses pacientes deverão ser avaliados por médico com experiência nomanejo da doença o mais rapidamente possível, o qual poderá indicar o uso de drogas modificadoras do curso da doença, mesmo na ausência dos critérios de classificação do ACR. O diagnóstico e o tratamento da AR devem ser feitos tão breve quanto possível, idealmente entre seis semanas e três meses, com objetivo de induzir remissão e evita dano radiológico.
A AR é um doença inflamatóriacrônica sistêmica, caracterizada por poliartrite crônica envolve articulações diartrodiais simétrica, que leva a deformidade e destruição das articulações em virtude de erosões ósseas e da cartilagem. Afeta mulheres duas a três vezes mais do que homens e sua prevalência aumenta com a idade.
Em geral, a AR acomete grandes e pequenas articulações em associação com manifestações sistêmicascomo: rigidez matinal, fadiga e perda de peso. Quando envolve outros órgãos, a morbidade e a gravidade da doença são maiores, podendo diminuir a expectativa de vida em cinco a dez anos.

FISIOLOGIA
O exame da membrana que envolve a articulação, a membrana sinovial, apresenta, nos pacientes com AR, um processo inflamatório intenso caracterizado por hipertrofia dotecido e transformação funcional das células componentes desta membrana, os sinoviócitos. A membrana sinovial normal geralmente composta por apenas uma camada de tecido pode atingir, quando inflamada, cerca de dez camadas celulares à custa de macrófagos (sinoviócitos tipo A) e fibroblastos transformados (sinoviócitos tipo B) e produtores de uma série de mediadores inflamatórios denominadosinterleucinas. As principais interleucinas mediadoras do processo inflamatório são a interleucina 1 (IL-1), interleucina 6 (IL-6) e fator de necrose tumoral (TNF). O tecido sinovial povoado de células inflamatórias é rico em enzimas lesivas à articulação (metaloproteinases), denomina-se pannus. O primeiro evento na estimulação do processo inflamatório que leva ao desenvolvimento do pannus parece ser aapresentação pelo macrófago (ou célula dendrítica) de uma proteína, até hoje não identificada, previamente processada e ligada à molécula superficial do sistema HLA-DRB1. Esta apresentação é feita para o linfócito T auxiliador (helper) através deseu receptor específico. Forma-se assim um complexo de três moléculas: a molécula HLA, a proteína não identificada e a molécula do receptor dolinfócito. Após a formação deste complexo trimolecular o linfócito T auxiliador muda suas características fenotípicas e passa a lançar interleucinas estimuladoras da proliferação de linfócitos e macrófagos (IL-2 e interferon-gama, respectivamente), passando a ser denominado linfócito Th1. A partir deste ponto o processo inflamatório se desenvolve em várias etapas, com produção e interferência de vários...
tracking img