artrev36

3472 palavras 14 páginas
><,:BIOSSEGURAN

A

............

Biossegurança e Experimentação Animal
Evelyn Oliver Sarmento
:MédicaVeterinária, CRMV - SPn°3569,
,Pesquisadora Científica do Instituto
IAdolfo Lutz, Mestre em Saúde Pública
IpelaFaculdade de Saúde Pública da USP.
IE-mail:evelynoliver@terra.com.br
I

INTRODUÇÃO

o termo biossegurança está relacionado à segurançada vida e envolve um conjunto de condições e práticas direcionadas para a prevenção, minimizaçãoou eliminaçãode riscos inerentes às atividades de produção, ensino e pesquisa. Os riscos presentes podem afetar a saúde de sereshumanos, animais e causar danos ambientais,alémdecomprometeraqua!idadedo trabalho (Rirata et al.,2(02).
Em todo o mundo, animais contribuem de forma inequívoca para a melhoria da qualidade de vida, sendo amplamente utilizados em pesquisas para o desenvolvimento de novas tecnologias, vacinas e fármacos, além da geração de conhecimento sobre a biologia das espécies e a interação com o meio ambiente.
Entretanto, o trabalho com animais sadios, infectados e/ou geneticamente modificados (OGMs), expõe médicos veterinários,pesquisadores e técnicos a diversos riscos associados às atividades desenvolvidasem laboratóriosde contenção e também em pesquisas de campo.
Durante a realização de experimentos é necessário manipular o animal, coletar amostras de tecidos, realizar exames, inoculações e necropsias.Animais podem provocar ferimentos e doenças, escapar e disseminar contaminações ao meioambiente.Amanutençãode animais em biotériosenvolveo trabalhorígidode manejo, higienizaçãorotineirado ambiente onde vivem, se alimentam, produzem dejetose aerossóis,amplificandoriscos de agravos à saúde.
O artigo tem com objetivo trazer informações e precauções sobre os riscos

mais comuns na manipulação e manutenção de animais em experimentos para maior proteção das pessoas e do meio em que vivemos.

BIOSSEGURANÇA
E RISCOS
Ao longo da evolução científica e tecnológicaa necessidadede realizar pesquisascom animaise a manipular

Relacionados