Artres

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aqui no nordeste existe aos montes, mas posso te indicar os essencias:
* obs: como os nomes dos passos é em francês(alguns), vou indica-los pela pronúncia, blz?!
O ínício da quadrilha são os pares alinhados em duas fileiras, uma de frente pra outra, então temos:
1- cavaleiros cumprimetam as damas: os cavaleiros se agacham na frente das damas e beijam suas mãos.
2 - damas cumprimentamcavaleiros: as damas dobram levemente o joelho oferecendo a mão aos cavaleiros, que respondem tirando o chapéu.
3 - Balancê* - Os casais dançam alegremente;
4 - Em seu lugares: voltam a posição inicial
5 - Alanvantú* - As fileiras avançam uma em direção da outra e ao chegar ao centro se cumprimentam;
6 - Anirrié* - As fileiras voltam a sua posição normal.
7 - Balancê
8 - Preparar para o passeio: oscasais ficam enfileirados aos caveilos pelo lado de fora e as damas pelo lado de dentro.
9 - Segue o passeio - começam a passear em forma de círculo(as duas fileiras tem que se alcançar)
10 - Olha a chuva: Damas se possicionam a frente dos cavaleiros.
11- Choveu: As damas e cavaleiros põe as mãos para os altos balançado a mãos com os dedos abertos.
12- "Relampejou": damas esticam os braçospara trás (acima dos ombros), cavaleiros pegam nas mãos.
13 - Trovejou - Com as mãos ainda unidas caveilos puxam damas para sua esquerda (invertendo a posição) - Isso é feito até os casais se encontrarem (daí uma das importâncias do noivo e noiva)
14 - Passou - desfaz-se a possição da chuva
15 - Segue passeio à esquerda(ou direita), todos os casais seguem numa única direção fazendo um zig, zag.16 - Preparar para o túneo: Finalizando o passeio os casais formam uma grande fila em pares no meio do salão.
17 - Olha o túneo: Damas ficam de frente aos cavaleiros, dão-se as mãos acima dos ombros e formam um túneo.
18 - Atravessando: Os casais, a partir do último casal, passam por dentro do túneo, se posicionando a frente formando o túneo novamente até chegarem a posição inicial.
19 -Balancê* - Balancê* - Os casais se espalham pelo salão dançando.
20 - Olha o pai da noiva - Voltam correndo a posição inicial das fileiras, no ínicio.
Colega o resto é com sua criatividade, não sou coreográfo não, mas desde "matutinho" que danço quadrilha no meu interiozinho chamado caruaru. Boa Sorte, e um Feliz São João.

Quadrilha...
· Caminho da festa: os pares seguem atrás dos noivos, iniciandoa dança e parando em determinado momento no centro terreiro.Anariê (do francês en arrière, para trás): as damas e os cavalheiros se separam (4 metros, aproximadamente), formando duas colunas.

· Os cavalheiros cumprimentam as damas: eles se aproximam das damas, cumprimentando-as. Flexionam o tronco, mantendo a cabeça erguida, e voltam a seus lugares, caminhando de costas.

· As damascumprimentam os cavalheiros: elas repetem a evolução dos cavalheiros.Saudação geral: tanto as damas como os cavalheiros andam para a frente e, quando se encontram, cumprimentam-se.

· “Balancê” e “tur” (balanceio e giro): damas e cavalheiros fazem o passo no lugar, balançando os braços naturalmente, e giram dançando juntos.

· Grande passeio: as damas colocam-se à direita dos cavalheiros e os doisdão-se os braços. Do lado de fora o outro braço continua balanceando ao longo do corpo. Formam um círculo e seguem dançando. Quando o marcador anuncia nova evolução, a progressão cessa e os participantes fazem o que foi ordenado.

· “Changê” de damas (trocar de damas): no grande passeio, os cavalheiros avançam e colocam-se ao lado da dama imediatamente à frente. Se for dito “mais uma vez”, repetem omovimento. Os comandos “passar duas” e “passar quatro” também são executados pelo cavalheiro.

· Olha o túnel: os noivos, que estão na frente, param e elevam os braços internos para cima e, de mãos dadas, fazem o túnel. O segundo par flexiona o tronco, passa pelo túnel, coloca-se à frente dos noivos e eleva os braços, e assim sucessivamente, até que todos passem. Executa-se o passo no lugar...
tracking img