ArtPROVEtica

879 palavras 4 páginas
ÉTICA, GESTÃO E ESTRATÉGIA
Ética é o campo da filosofia que estuda as ações humanas e busca, no seu tempo, estabelecer referências do que se deve fazer ou não. Este conceito pressupõe a reciprocidade, ou seja, ser ético é seguir valores perante os outros, os quais gostaríamos que os seguissem com relação a nós próprios. No novo milênio, as empresas estão envolvidas com muitas situações onde a questão ética deve ser observada. Respeitar o meio ambiente é uma postura que pode garantir à empresa que seus recursos e insumos estejam disponíveis no futuro. Manter a legalidade fiscal é um compromisso com a sociedade e que deve garantir a continuidade da organização. Dar transparência das decisões e operações internas para os acionistas é garantir a credibilidade para o acesso a recursos financeiros no futuro.
Alguns poderiam dizer que, no milênio anterior, as empresas deveriam ser
“flexíveis” no cumprimento destas e outras posturas. Certamente esta liberalidade feria e fere a ética, mas poderia ser entendida como arrojo empresarial ou uma astúcia aceitável no ambiente de negócios. Afinal, existem muitas regras incoerentes e é melhor se ter uma empresa “geradora de empregos e oportunidades”, do que uma empresa “certinha” e pouco competitiva. Porém, o ambiente de negócios mudou...
Com o advento de processos regulatórios, tais como o Acordo da Basiléia, Lei
Sarbanes-Oxley e o Código de Defesa do Consumidor, as expectativas pela ética se tornaram mais intensas, exigindo processos de gestão que garantam a adequação da empresa. O investimento nestes processos de governança cada vez mais representa um percentual relevante no orçamento corporativo.
Some-se a isto a clara tendência ao entendimento de que “a natureza não tem custo zero”. Ou seja, processos empregados e produtos gerados por uma organização empresarial não podem contribuir com a degradação do meio ambiente. Então, temos um quadro de restrições que colocaram em cheque a viabilidade de muitas organizações.
Imagine que

Relacionados